Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Andamento do Pedido de pausa/prorrogação de empréstimos consignados
Nesta segunda-feira (07) o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) protocolou petição perante a Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) informando que o Governo do Mato Grosso do Sul e o Banco do Brasil anunciaram a possibilidade de servidores renovarem seus contratos de empréstimos consignados com carência de até 180 dias (seis meses), pugnando para que esse fato relevante seja utilizado como argumento junto ao Banco Bradesco e demais bancos a fim de obter a suspensão/pausa no pagamento dos empréstimos consignados.
CLIQUE AQUI para acessar a notícia do Estado sobre o assunto, ou acesse: http://www.ms.gov.br/no-bb-servidores-de-ms-podem-renovar-emprestimos-com-carencia-de-ate-6-meses/
Quanto ao pedido em andamento, o TJMS expediu o ofício n. 163.630.073.0057/2020 em 31/03/2020 ao Bradesco solicitando prorrogação/suspensão dos empréstimos consignados, tendo o Bradesco respondido que caso o pagamento dos salarios dos servidores ocorra normalmente, o valor será debitado, cabendo prorrogação apenas no caso de não pagamento dos salários.
CLIQUE AQUI para ver a resposta do Bradesco à solicitação do TJMS: http://www.sindijusms.org.br/public/downloads/6472-resposta-banco-bradesco.pdf
Desta forma, resta aguardar o posicionamento do TJMS diante dessa negativa do Bradesco e precedente criado pelo Executivo e Banco do Brasil.
Por outro lado, recentemente os deputados Pedro Kemp (PT) e Coronel David (sem partido) apresentam projetos de leis iguais, pedindo a suspensão das cobranças de empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais por 90 dias. As propostas têm relação com a pandemia do coronavírus.
Contudo ainda não se sabe se a proposta terá apoio do governo do Estado que detém a esmagadora maioria dos votos na Assembleia Legislativa, caso contrário poderá ser rejeitada.
Ainda não se sabe se em caso de aprovação a futura Lei geraria efeitos sobre os servidores Judiciário ou se por ter carreira com regramento próprio seria necessária a apresentação de Projeto de Lei semelhante pelo TJMS.
CLIQUE AQUI para ver notícia sobre o assunto: https://www.midiamax.com.br/politica/2020/deputados-propoemsuspensao-de-emprestimos-consignados-de-servidores-publicos
CLIQUE AQUI para ver ambos os projetos de Lei apresentados: http://www.sindijusms.org.br/public/downloads/6471-projetos-de-lei-consignados.pdf
Comentários (1)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Meiri Camargo Arteman
por favor gostaria de saber se vamos ter almento, e em qual mes.
08/04/2020 | 4:34 PM