Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Reunião com a presidência do TJMS – 8 de abril de 2019
A direção-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) — representada pelo presidente Leonardo Lacerda, o vice Fabiano Reis e o diretor-tesoureiro Edison Lange Junior — se reuniu com presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Paschoal Carmello Leandro, os juízes auxiliares Atílio Cesar de Oliveira Junior e Fernando Cury, e o diretor-geral da Secretaria do TJMS, Marcelo Vendas Righetti, durante a tarde desta segunda-feira (08), na Sala de Reuniões da Presidência.
O presidente do Tribunal de Justiça iniciou a reunião contextualizando a situação financeira do Judiciário, onde se gasta muito na Administração (área meio) no segundo grau, faltando investimento e valorização tanto na parte de pessoal quanto estrutura do primeiro grau, onde tramita a maioria dos processos.
Dessa forma, diante da escassez de recursos advindos do duodécimo, tomou a drástica atitude de cortar gastos aparentemente excessivos, iniciando a reestruturação no âmbito da Administração, que deverá retornar num formato mais enxuto e econômico.
Entretanto, ressaltou que a aferição da economia gerada pela reestruturação demandará mais alguns dias, posto que somente após a fusão de várias coordenadorias, obterá valores concretos, a serem destinados para o reajuste salarial dos servidores (que deverá ser retroagivo à data-base de março), além de manutenção e investimentos do Tribunal.
Os representantes do Sindicato manifestaram que, diante da demora na definição dessas negociações, surgiram boatos falsos que abalaram a categoria, como a afirmação de cortar o auxílio-alimentação e aumento de carga horária, crescendo ao ponto de surgirem falácias como fim da função de chefes de cartório e de outras classes.
Quanto a isso, o presidente do TJ e os juízes auxiliares deixaram claro que a reestruturação pretendida se limita unicamente ao que já foi realizado, inexistindo outros cortes a serem feitos, estando na fase de reorganização das funções de confiança extintas.
A diretoria do Sindicato questionou quanto tempo seria suficiente para finalizar as readequações da reestruturação, e administração do TJMS estimou o período de no máximo de quinze dias, podendo ser resolvido antes, com informações concretas já no início da semana que vem, quando já terá sido realizada a realocação de alguns coordenadores e definições dentro de cada secretaria.
Assim, o Sindicato informará a categoria de qualquer evolução ou fato novo relativo à negociação salarial, inclusive, ressalta novamente que os servidores não acreditem ou repassem boatos sem autoria, considerando apenas informações transmitidas pelo SINDIJUS-MS.
Tão logo a negociação chegue a uma definição, será convocada reunião para deliberação da categoria acerca das providências a serem tomadas.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.