Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Fotos Voltar
III Seminário Aposentados do SINDIJUS-MS
Com participações de palestrantes conceituados, III Seminário dos Aposentados foi um sucesso
O III Seminário dos Aposentados do SINDIJUS-MS teve a presença de mais de 60 participantes de diversas comarcas do Estado, que passaram momentos agradáveis durante último sábado (1º), na chácara do Sindicato, em Campo Grande. O evento foi definido pelos aposentados como surpreendente pela excelente recepção e explanação de conceituados palestrantes.
O seminário iniciou às 8h com a recepção calorosa do grupo Chicomaria Produções Culturais, que acolheu os participantes com música e alegria durante o cadastramento e café da manhã servido aos aposentados.
Abertura
Em seguida aconteceu a abertura do evento com a mesa de autoridades composta pelo presidente do SINDIJUS Fabiano Reis, vice Leonardo Lacerda, diretora de apoio aos inativos Sali Hildebrando, tesoureiro Edison Junior, secretária geral Iones Rojas, diretor de política sindical André Luiz, presidente da Delegacia de Campo Grande Elizabeth Ribeiro, representante da Unisaúde Zenildo Pereira Dantas, e o palestrante e médico Alex Carvalho Faria.
Em seu discurso, o presidente se lembrou do primeiro seminário dos aposentados realizado pela atual direção, onde prometeu dar continuidade à dedicação especial aos aposentados do SINDIJUS-MS. “Lembro que no último seminário realizado pelo Sindicato eu falei que a sementinha foi plantada e juntos acompanharíamos o crescimento dessa semente. Por isso é com muita alegria que venho hoje aqui e vejo muito mais servidores do que antes. É isso que nos motiva!”, disse o presidente.
“Quero que vocês contem com o sindicato, até porque vocês são o sindicato. E digo mais: Vamos pensar em vocês o tempo todo porque reconhecemos o quanto vocês lutaram pelo SINDIJUS-MS”, complementou Fabiano Reis.
1º Palestra
O reumatologista Alex Carvalho Faria foi o primeiro palestrante que abordou o tema Saúde do Idoso. “Esse assunto é importante no sentido de que a longevidade está aumentando muito e a gente busca isso cada vez mais com qualidade de vida. Temos que ter atenção à saúde do idoso voltada para a prevenção, para permitir que eles curtam e vivam com saúde essa fase da vida, principalmente após a aposentadoria”, comentou o médico.
Alex Carvalho elogiou a iniciativa da direção do SINDIJUS-MS em fazer eventos direcionados à terceira idade. “Essa é uma ação valiosa do sindicato de ter essa iniciativa porque qualquer informação de saúde é valida, quanto mais conhecimento sobre a saúde melhor uma pessoa tem condições de se cuidar, melhor qualidade de vida ela pode agregar”, disse.
Informativos
Após o intervalo para o café, o vice-presidente do SINDIJUS-MS, Leonardo Lacerda foi convidado falar sobre problemas e necessidades dos aposentados do PJMS e encaminhamentos. O diretor deu detalhes sobre o pagamento da URV (Unidade Real de Valor), ATS (Adicional por Tempo de Serviço), sobre o auxílio-saúde, que a diretoria tem buscando junto ao Tribunal de Justiça, sendo uma forma de recompensar a perda do auxílio-alimentação dos servidores inativos, dentre outras dúvidas recorrentes dos aposentados.
Atrações
Depois das palestras, foi servido o almoço com variedade de cardápio e com muita animação ao som de Chicomaria. “Gostei muita da recepção do grupo, das comidas e desse povo animado”, comentou a aposentada Judite Adolfo Mendonça, de 84 anos.
Ela tempo destacou a oportunidade de rever antigos amigos de trabalho. “Estou gostando muito, encontrei algumas amigas de trabalho que fazia muito tempo que a gente não se via. Me aposentei há uns19 anos, então foi maravilhoso encontrar esse pessoal”, disse.
Sobre a nova diretoria, Judite se sentiu honrada pela preocupação e dedicação dos diretores. “Estou gostando dessa nova diretoria, o menino falou tão bem, mostrou realmente a preocupação da diretoria com a gente”, pontuou.
2º Palestra
Por volta das 14h, iniciou a última palestra do dia com a psicóloga Magaly Silva Caldas Coelho sobre Relacionamentos na Maturidade. “Antigamente, a terceira idade tinha o hábito de se isolar, a pessoa idosa ficava na solidão, e agora está começando a mudar, elas estão buscando a se relacionar mais, formando grupos, a amizade é fundamental nesse processo. Além disso, para um relacionamento saudável a base é a família, é importantíssimo!”, destacou.
“Uma receita para não ficar em casa sozinha é planejar uma semana de atividades, visitas, encontros com amigos, tomar café cada dia num lugar. Um exemplo de solidão são casais que se sentem perdidos depois que os filhos saem de casa, aí é importante fazer atividades diferentes toda semana”, exemplificou.
Aula de dança
Depois do café da tarde, os participantes puderam participar de uma aula de dança em grupo com Dani Barilli. A atividade proporcionou aos aposentados uma dinâmica divertida e a possibilidade de interagirem com os colegas.
O aposentado Petrônio Leão, de 60 anos, também agradeceu à equipe do SINDIJUS-MS pelo evento. “O atendimento foi maravilhoso não tem nem como comparar com outras gestões, foi bem planejado. Eu acho que tem que ter mais eventos assim. Gostei de todas as palestras e informações que os diretores deram, bateu com que a gente queria saber, deu pra satisfazer”, disse.
“Essa nova diretoria esta muito boa porque eles estão atendendo todo mundo bem independente de ser filiado ou não, estão agregando os servidores e antes não era assim”, ressaltou o servidor inativo da comarca de Bela Vista.
Agradecimentos
Por fim, a diretora de apoio aos inativos, Sali Hildebrando, agradeceu a todos os envolvidos na organização e participação do evento, em especial a aposenta Sisi Calarge que auxiliou na elaboração do evento e pelo carinho nos detalhes feito a mão, através de origamis, colados nas pastas, crachás e banners do evento.
“No evento, o sindicato quis mostrar o acolhimento para que o aposentado se sinta em casa, amado, acolhido, valorizado e reconhecido. Todo ser humano tem necessidade de ser reconhecido e apreciado, essa foi nossa preocupação”, explicou Sali.
“A receptividade foi espetacular, todos os participantes elogiaram os palestrantes pela paciência, calma, o carisma e a responsabilidade que explanaram os temas”. Questionada sobre a possibilidade de dar continuidade aos eventos direcionados aos inativos, Sali garantiu que vêm mais surpresas nos próximos meses. “Como o evento foi um sucesso, outros virão por aí!”, adiantou a diretora.