Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
20 de agosto de 1979: SINDIJUS-MS comemora 39 anos de história com grandes conquista
Hoje, dia 20 de agosto, data de comemoração dos 39 anos do SINDIJUS-MS, destaca-se uma reflexão sobre a importância do Sindicato na vida do trabalhador.
Você já parou para pensar a importância do seu sindicato no seu dia a dia, desde o ambiente de trabalho até os direitos que já estamos habituados como a licença maternidade/paternidade? Pois é, muitas das garantias que são desfrutas hoje vieram da luta das entidades representativas.
O SINDIJUS-MS, por exemplo, foi um dos primeiros sindicatos no Estado a solicitar o aumento da licença paternidade para 20 dias. Foi precursor na luta Projeto de Lei Complementar – PLP 257/2016, que deu início ao debate sobre a retirada direitos dos servidores públicos, visando o aumento a contribuição previdenciária de 11 para 14 por cento (Implantada pela Reforma da Previdência Estadual), Corte de Gastos, incentivava a terceirização/precarização do serviço público, entre outros.
Além de direitos, há também demandas administrativas como reformas e melhorias no Hotel de Trânsito, Revitalização da Chácara do SINDIJUS-MS, Congressos e seminários visando à conscientização sindical.
Faça parte de seu sindicato e valorize as ações e luta do SINDIJUS-MS. Quanto mais forte, maiores são as conquistas!
Conheça a história do sindicato
Há 38 anos, um grupo de amigos e servidores do recém-criado Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul reuniu-se e concretizou a ideia, que vinha sendo discutida há alguns meses, de criar uma associação que congregasse os trabalhadores do Tribunal de Justiça.
Surgiu então a Associação Recreativa do Tribunal de Justiça (ARTJMS) e durante os quatro anos seguintes, o grupo de cerca de cem trabalhadores que fazia parte dela estreitou laços e fez da associação uma referência para lazer e descontração. Várias excursões foram realizadas às cidades do interior e aos estados vizinhos, como Cuiabá (MT), por conta das partidas de futebol do time da ARTJMS.
Além de laços de amizade desenvolvidos nesse período, estas ações também propiciaram amadurecer a ideia de representatividade entre os servidores. Com isso, tomou forma à iniciativa de estender a associação do Tribunal para os demais trabalhadores do Judiciário do Estado.
Surgimento da ASPJMS
Sob essa proposta, a ARTJMS transformou-se em Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (ASPJMS) em 12 de novembro de 1982. Com esta alteração, a força dos servidores ficou concentrada e a entidade ganhou uma área de 5.000 metros quadrados no Jardim Tijuca, ao lado de um terreno doado à Acadepol. A construção da casa de alvenaria foi feita pelos próprios líderes da associação com o apoio dos servidores. Como o local era de difícil acesso, o Sindicato conseguiu adquirir a área de um cartorário no Parque dos Poderes.
Logo após a compra foi feita a construção da sede, da piscina e do campo de futebol que ainda reúne os trabalhadores do Judiciário em Campo Grande. O passo de transformar a associação recreativa em uma entidade representativa de classe foi apenas o primeiro de uma caminhada que segue até os dias de hoje.
Em 1984, a ASPJMS passou por um momento decisivo na defesa dos interesses dos trabalhadores. Na época, os professores conseguiram um significativo aumento salarial e o Judiciário não foi contemplado com o benefício.
A ASPJMS interveio e iniciou uma negociação com o Governo do Estado por seu reajuste. As conversações duraram cerca de oito meses e durante esse período as lideranças organizaram uma passeata em Campo Grande, a primeira manifestação pública da força dos trabalhadores do Judiciário.
Várias outras entidades participaram da manifestação e, da junção de forças, foi feita a primeira greve do Judiciário de MS. Nesta época, a associação era presidida por José Berlange Andrade, que reuniu outras entidades em torno do movimento grevista.
Ao final das negociações, o movimento conseguiu um reajuste que foi a primeira vitória salarial da categoria por meio da sua associação. O movimento ajudou a consolidar a postura de defesa dos trabalhadores, que seria levada adiante nas décadas seguintes.
Fundação do SINDIJUS-MS
No dia 8 de fevereiro de 1994, a ASPJMS foi transformada em SINDIJUS-MS (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul), após aprovação da categoria durante assembleia realizada para tratar do assunto. O resultado foi de 1.117 votos favoráveis à mudança, apenas 92 contrários, 30 votos brancos e 67 abstenções.
A partir daí as lutas se intensificaram e o sindicato passou a fazer parte da rotina dos servidores. E dessa história de renúncias, lutas e conquistas é que surgiu o SINDIJUS-MS, um sindicato que reconhece suas raízes, se orgulha do seu passado e vislumbra um futuro de melhorias para os seus filiados.
Comentários (3)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Sonia
Sou do tempo da ASPJMS da qual fui presidente em minha Comarca. Evoluímos e estamos todos de parabéns. Na situação de aposentada e acreditando em melhoras só temos à agradecer.
21/08/2018 | 11:49 AMadelina Bazan Deniz
Parabéns !!!
20/08/2018 | 8:14 PMIris A. Mendes Ribeiro
Somos história porque Insistimos nas lutas e nos ideais, Não esmorecemos diante das negativas, Demasiadas e reiteradas. Então, a Imagem do servidor do Judiciário é Justiça para o que se almeja e Urgência para o que se vivencia. Somos SINDIJUS, queremos que a nossa Justiça viva em nossas conquistas! PARABÉNS PARA A NOSSA TRAJETÓRIA!!!!
20/08/2018 | 6:44 PM