Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
20 de agosto: SINDIJUS-MS completa 40 anos de luta
Hoje — 20 de agosto — o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) completa 40 anos de luta! Quatro décadas em que os servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul são amparados pelo SINDIJUS-MS e na vanguarda do cenário sindical de Mato Grosso do Sul. Pois, sem a luta do passado, não existiriam as conquistas de hoje!
Muitos servidores que ingressaram recentemente no Judiciário não sabem, mas antes da fundação do Sindicato o pagamento atrasava até meses, os servidores trabalhavam com pouca estrutura, as comarcas não tinham área de lazer e nenhuma representação perante a sociedade.
Após a fundação, os servidores adquiriram representatividade para buscar melhorias e direitos que até então não existiam. Como exemplo a unificação do salário que era repleto de penduricalhos, a diminuição da carga horária para 6 horas diárias e sua manutenção até os dias de hoje, o auxílio-alimentação que antes era um valor baixo e hoje supera o de vários Estados, criaram-se gratificações, equipararam-se cargos e por meio do compromisso e luta alcançaram-se reajustes salariais quando a maior parte do País amargava com reajuste zero, algumas vezes por até 5 anos seguidos.
Nos últimos anos, o SINDIJUS-MS tem sido precursor de muitas bandeiras no Estado e em nível nacional, como a luta contra o PLP 257/2016 (Projeto de Lei Complementar) que visava efeitos irreversíveis e altamente danosos ao funcionalismo público, as mobilizações contra prejuízos advindos pela Reforma da Previdência, entre outras demandas.
História - No dia 20 de agosto de 1979, alguns servidores iniciaram a associação com o objetivo de unir os trabalhadores do Tribunal de Justiça, surgindo a ARTJMS (Associação Recreativa do Tribunal de Justiça de MS) — primeira sigla da entidade.
Com a necessidade de debater as dificuldades e problemas do dia a dia se estendeu a associação do Tribunal para os demais trabalhadores do Judiciário do Estado. A ARTJMS transformou-se em ASPJMS no dia 12 de novembro de 1982.
No mesmo ano, o Sindicato conseguiu adquirir a área de um cartorário no Parque dos Poderes, sendo construída a sede, a piscina e do campo de futebol. O passo de transformar a associação recreativa em uma entidade representativa de classe foi apenas o primeiro dessa caminhada.
Em 1984, a ASPJMS passou por um momento decisivo na defesa dos interesses dos trabalhadores. Na época, os professores conseguiram um significativo aumento salarial e o Judiciário não foi contemplado com o benefício.
A ASPJMS interveio e iniciou uma negociação com o Governo do Estado por seu reajuste. As conversações duraram cerca de oito meses e durante esse período as lideranças organizaram uma passeata em Campo Grande, a primeira manifestação pública da força dos trabalhadores do Judiciário.
Ao final das negociações, o movimento conseguiu um reajuste que foi a primeira vitória salarial da categoria por meio da sua associação. O movimento ajudou a consolidar a postura de defesa dos trabalhadores, que seria levada adiante nas décadas seguintes.
No dia 8 de fevereiro de 1994, a ASPJMS foi transformada em SINDIJUS-MS (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul), após aprovação da categoria durante assembleia realizada para tratar do assunto. O resultado foi de 1.117 votos favoráveis à mudança, apenas 92 contrários, 30 votos brancos e 67 abstenções.
A partir daí as lutas se intensificaram e o Sindicato passou a fazer parte da rotina dos servidores. E dessa história de renúncias, lutas e conquistas é que surgiu o SINDIJUS-MS, um sindicato que reconhece suas raízes, se orgulha do seu passado e vislumbra um futuro de melhorias para os seus filiados.
Atualmente, o sindicato representa, sob a ótica constitucional, mais de quatro mil servidores do Judiciário, conta com patrimônio em todo o Estado construído ao longo dos anos, e está à frente de todas as discussões e decisões que interferem na vida de seus filiados.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.