Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
3º Congresso em Três Lagoas supera todas as expectativas
Com boa música e palestrantes conceituados, o 3º Congresso dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, realizado na Comarca de Três Lagoas, superou todas as expectativas. Foram dois dias de intensas atividades, 24 e 25 de abril, onde aproximadamente 100 pessoas participaram do evento — a maioria representante das Delegacias Sindicais do SINDIJUS-MS — e puderam debater sobre a democratização do Judiciário, assédio moral e a importância da representatividade na Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).
Na noite do dia 24 de abril, sexta-feira, após credenciamento, se deu início à abertura do evento, no salão de festa do hotel Druds Express, por volta das 21h, pelo presidente do SINDIJUS-MS, Fabiano Reis, e o presidente da Delegacia Sindical de Três Lagoas, Luiz Felipe da Cruz.
Em sua fala, Luiz Felipe deu boas vindas a todos os presentes no congresso e ressaltou a atuação da direção geral do SINDIJUS-MS, que iniciou sua gestão no início deste ano. “Quero agradecer a todos que estão participando do evento e a direção do Sindicato, que em tão pouco tempo está conseguindo resgatar a confiança dos servidores. Todos vocês sejam bem-vindos ao 3º Congresso dos Trabalhadores do Poder Judiciário”, disse o presidente sindical.
Em seguida, o presidente da direção geral, Fabiano Reis, relembrou que esteve envolvido desde o primeiro congresso, em 2013, realizado em Campo Grande, quando se deu início ao movimento de aproximar a categoria e reuni-la para discutir sobre política sindical.
“No primeiro congresso a semente foi plantada e hoje me alegro muito em ver este salão cheio de servidores participando do congresso que tem como objetivo trazer o debate sobre como nos organizar frente ao Tribunal de Justiça e enriquecer nosso conhecimento, ampliando assim nossos argumentos para lutar por melhores condições de trabalho”, afirmou Fabiano Reis.
Dia 24 de abril – sexta-feira
Dando início às palestras, o vice-presidente da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud), Bernardo Fonseca sobre o tema Democratização do Judiciário pela ótica sindical.
Representando a direção da Fenajud, empossada no início deste ano, Bernardo destacou o posicionamento da nova gestão de ir até seus filiados prestar apoio e direcionamentos de mobilização. É uma maneira de descentralizar as ações e se aproximar dos sindicatos filiados.
Em suma, Bernardo explanou sobre cinco tópicos: Identificação do Trabalhador, democracia, Judiciário, CNJ e encaminhamento. Dessa forma, esclareceu o papel do servidor público e a importância da democracia dentro do Judiciário, construída juntamente pelos servidores e magistrados. Além disso, esclareceu a atuação do CNJ, que nem sempre cumpre sua função de “controle externo” do judiciário.
Por fim, ressaltou que cabe aos servidores dar o encaminhamento na busca pela mudança do sistema judiciário no Brasil. “O judiciário precisa ser democratizado e não vem de cima para baixo. Cabe a nós pressioná-los”, comentou Bernardo. “Por isso, vou fazer um pedido a todos vocês: Fortaleçam seu sindicato! Participem das assembleias, reuniões, dos congressos, de todas as atividades, porque o sindicato são vocês... A luta não é por opção, é por necessidade”, descreveu.
Após o término da palestra, foi servido o jantar seguido de atração musical do artista Jorge Roberto Silva.
Dia 25 de abril – sábado
No segundo dia de congresso, por volta das 9h, o Conselheiro Federal da OAB e professor na UNIGRAN, Alexandre Mantovani palestrou sobre Assédio Moral. “Estou muito honrado de participar do congresso, aqui em Três Lagoas, até porque eu sou filho dessa terra”, lembrou Alexandre.
Em sua fala, Montovani explicou as diferentes formas de assédio moral e a dificuldade e receio de um servidor do judiciário em denunciar o dano. “Se a gente imagina que o assédio moral ocorra na casa do Poder Judiciário e ao Poder Judiciário que cabe o julgamento dessas ações, então notamos a dificuldade para um servidor denunciar”. Por isso, Montovani advertiu a seriedade de ter provas contundentes.
Logo após, aconteceu o ato de filiação do SINDIJUS-MS à CTB com representação da direção nacional, pelo vice-presidente da CTB do Piauí, Fábio Matos, secretária-geral da CPT de Mato Grosso do Sul, Iara Gutierrez, diretor Jurídico da CTB Estadual, Luiz Antônio de Souza Ojeda e o secretário da Juventude Estadual, Renato Pires de Paula.
Na ocasião, Fábio Matos discursou sobre o grande gesto de luta do SINDIJUS-MS ao se filiar à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil — CTB, além de colocar à disposição todo suporte e apoio da Central. “O direcionamento que passamos para as estaduais é de acompanhar as lutas e as demandas locais dos sindicatos filiados, dando suporte estrutural e formação política quando necessário”, comentou Fábio Matos.
Emocionado, Ojeda deu os parabéns pela filiação à CTB e se mostrou motivado com nova diretoria por dar continuidade às lutas dos servidores do TJMS. “Estou muito emocionado de presenciar este momento, que demonstra que o SINDIJUS está preocupado em lutar por seus trabalhadores. Parabéns Fabiano e parabéns a todos nós que nos inserirmos na CTB”, disse o diretor, que além de integrante da Central estadual, também é servidor do Judiciário.
Após o coffee break, foi organizada a mesa para compor os representantes do Conselho Geral, estando presente o presidente Clodoir Vargas e a secretária Maristela Bezerra. Representando a diretoria geral, o presidente Fabiano Reis.
A reunião ordinária foi rápida com apreciação e aprovação dos relatórios anuais de prestação de contas da Diretoria Geral relativos à gestão anterior, referente aos anos 2013 e 2014. Também colocado em pauta para a apreciação e aprovação, o plano de ação sindical e planejamento financeiro. Ambos foram aprovados por unanimidade pelos delegados sindicais.
Nos informativos, foi falado sobre o trabalho realizado pela Direção Geral no primeiro trimestre de gestão; Recuperação Financeira Delegacia da comarca de Campo Grande/MS; Reunião do Comitê Gestor de priorização de 1º grau e de elaboração do orçamento de 2016 do TJ/MS; Portaria da Direção do Foro de Campo Grande/MS acerca das licenças médicas; Requisitos de legalidade de Greve; II Seminário de Inativos.
Por voltas das 13h30, os servidores seguiram para o almoço na Pousada Tucunaré, onde os servidores puderam desfrutar de piscina, restaurante, bar-molhado, agradável por do sol, entre outras variadas opções de lazer.
A partir das 22h, ocorreu o encerramento do congresso com jantar dançante e mesa de frios. Por fim, na manhã do dia 26 (domingo), todos os participantes retornaram para suas respectivas residências.
EM BREVE MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.