Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Aposentados participam de debate e palestra durante II Seminário dos Inativos no SINDIJUS-MS
O II Seminário dos Inativos na sede SINDIJUS-MS, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (SINDIJUS-MS), em Campo Grande, durante toda segunda-feira (27), foi marcado pela integração e debate acerca da conjuntura dos servidores inativos.
Após café da manhã e credenciamento, se deu início a abertura do seminário, às 8h30, com análise de conjuntura com o presidente do Sindicato Fabiano Reis, vice Leonardo Barros de Lacerda e secretaria de Apoio aos Inativos Sali Hildebrando.
Em seguida, ocorreu a palestra de motivação na 3º Idade com a psicóloga Lúcia Helena Novaes da Silva. Por volta das 12h foi servido o almoço.
Durante o Seminário, Fabiano Reis comentou sobre a preocupação que a atual diretoria tem tido com os servidores aposentados e anunciou o projeto de realizar excursões de viagens com os aposentados em outros Estados do País.
Tarde
No período da tarde, às 13h30, continuou o seminário com debate sobre os encaminhamentos a serem dados pela diretoria de Apoio aos Inativos. Às 15h foi servido coquetel e às 16h aconteceu a sistematização dos trabalhos e encerramento do evento.
A aposentada da Comarca de Campo Grande, Luizete Alves, de 54 anos, destacou a importância de continuar na luta após a aposentadoria. “Nós como aposentados precisamos fazer parte da vida do Sindicato e lutar por aquilo que merecemos, porque somos um legado, nós trabalhamos com amor, fazemos parte de tudo isso. Temos que comparecer para que as pessoas nos sigam nosso trabalho e a nossa dedicação como exemplo”, disse.
“Seria muito bom que tivesse mais seminários assim, pois é necessário que nós evoluíssemos como pessoa e como profissional também, porque nós nunca vamos deixar de ser profissionais, de passar nossa experiência aos novos servidores”, complementou Luizete.
A aposentada Maria José, de 54 anos, da Comarca de Dourados, aprovou o Seminário e sugeriu que acontecesse mais vezes, inclusive em outras cidades. “Foi muito bom, tem que continuar, foi excelente! Poderia estender o evento para polos do Estado, como está ocorrendo com o congresso dos servidores”, afirmou.
A diretora de Apoio aos Inativos ficou contente com o resultado e pretende ampliar as atividades dedicadas aos aposentados. “O II Seminário foi uma tomada de pulso, um termômetro para a gente saber as quantas anda o servidor aposentado, porque nós temos apenas três meses de casa e em 15 dias nós resolvemos fazer o seminário para conseguir adesões ao movimento”, explicou Sali.
“Serviu para gente sentir o quanto a gente poderia mobilizar e em que nós poderíamos ajudar a diretoria e o sindicato na mobilização do Estado de Greve. O resultado do evento foi muito bom, ficamos muito satisfeitos e eu espero que isso seja uma semente que dará muitos frutos. Eu temia que a gente não conseguisse tirar o aposentado da modorra e do ostracismo que alguns se encontram, e fico feliz de nós termos conseguido pessoas fortes e entusiasmadas, inclusive do interior”, pontuou a diretora.
Avaliação
O evento contou com aproximadamente 30 participantes. Após a realização do seminário, os servidores foram convidados a responder um questionário para melhorar ainda mais o atendimento aos aposentados.
Veja o resumo do questionário:
Como foi em sua opinião o II Seminário?
Gostaram muito, elogiaram a iniciativa e destacaram a preocupação da diretoria em manter luta única para todas as categorias de servidores, a excelente recepção e os temas abordados.
Foi o que esperava? Por quê?
Esperavam ter oportunidades de desabafar e pedir ajuda, mas a análise da conjuntura mostrou que o sindicato já está sensibilizado e fazendo o necessário. Superou as expectativas. Produtivo e motivador. Lamentaram que poucos vieram prestigiar o evento.
Como poderia ser melhor?
Melhorar a comunicação com os aposentados para incentivar maior participação. Promover encontros semelhantes com mais assiduidade e inclusão de outros assuntos, como por exemplo, saúde.
No próximo, você virá e recomendará? Por quê?
100% afirmaram sim. Para atualização, criação de vínculos e fortalecimento da categoria. Muito motivador.
Qual foi o ponto alto?
A análise de conjuntura, a palestra motivacional dada pela psicóloga, os trabalhos em grupo que fomentaram debates e partilha; dinâmica aplicada às atividades.
O que você sugere para melhorar?
Desenvolver técnicas para aumentar as filiações e a participação maior frequência dos seminários e maior divulgação para aumentar o número de participantes. Estender a duração do seminário.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.