Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Conquista: TJMS aprova Projeto de Lei para concessão da assistência médico-social (auxílio-saúde) aos aposentados
Na tarde desta quarta-feira (30) — um dia antes do Dia Nacional do Idoso — foi aprovado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) o Projeto de Lei para concessão da assistência médico-social (auxílio-saúde) para os servidores aposentados e pensionistas do Poder Judiciário, como forma de minimizar a perda do auxílio-alimentação, em março deste ano.
A sessão foi acompanhada pela Direção Geral do SINDIJUS-MS (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário), na ocasião, representada pelo vice-presidente Leonardo Lacerda. A conquista foi o resultado da luta e união de todos os trabalhadores, que desde o anúncio da retirada do auxílio-alimentação se mobilizaram em prol dos servidores aposentados.
“Estamos contentes com a criação desse benefício pois vínhamos acompanhando de perto o drama que passam os servidores aposentados. Embora o prejuízo amargado pela perda do auxílio alimentação não tenha sido totalmente compensado, esse valor é muito bem-vindo. Certamente virão melhorias salariais e elas terão reflexo direto nessa verba recém-criada. O objetivo não foi totalmente atingido, mas a criação já representa mais do que meio caminho andado." disse o vice-presidente.
“E mais uma vez o presidente do TJ/MS cumpre o que foi prometido, mostrando que ainda teremos grandes avanços nesta gestão, que aos poucos vêm avançando na concessão de benefícios em prol dos servidores. Por outro lado, a atual posição do SINDIJUS-MS de calma e serenidade, aliada com a firmeza e persistência tem gerado um equilíbrio ideal para as vitórias pela via política”, completou Leonardo Lacerda.
Após a retirada, a concessão da assistência médico-social se tornou a principal reivindicação do SINDIJUS-MS junto à administração do Tribunal de Justiça e crucial bandeira de luta durante o estado de greve dos servidores, por meio de manifestações e a paralisação histórica no dia 29 de abril deste ano.
Durante a votação do projeto foi anunciado que será pago no valor de 10% da remuneração inicial de analista judiciário (pouco menos que R$400). Mencionou-se na exposição do projeto que embora não reponha todo o prejuízo dos aposentados, serve de início e ameniza um pouco a perda, não se afastando a possibilidade de se aumentar os valores futuramente. O Projeto de Lei, após publicado seguirá para votação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
A concessão da assistência médico-social é constatação do comprometimento feito pelo desembargador João Maria Lós, ao anunciar em junho deste ano, que daria uma solução, ao menos parcial, aos servidores aposentados, durante a entrega das 289 assinaturas do abaixo-assinado individual requerendo a reposição do benefício.
Comentários (2)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
nizete barreto
quando? em junho a brevidade prometida ocorreu agora. Quando sera votado pela AL? quando receberemos? "quem tem fome tem pressa"
01/10/2015 | 7:01 PMIRIS AUXILIADORA MENDES RIBEIRO
Não poderia deixar de cumprimentar ao ilustre Presidente do Sindijus por esta conquista exemplar para os aposentados e pensionistas, pois incluo-me nessa condição. A minha condição, excepcionalmente configurada, não é mérito já que decorre de invalidez, mas me faz avivar a carreira tão bem dedicada, exercida com comprometimento e objetivada no interesse da coletividade. Despedi-me cedo das fileiras do Judiciário, mas tenho em mente o dever cumprido. Parabéns Presidência do Sindijus pela persistência, pelo comprometimento, pela proteção, pela isonomia, pelo exercício digno da condição que lhes foi outorgada. Não há menosprezo às gestões anteriores, mas a prevalência de uma amadurecimento que veio muito mais com as derrotas, do que com as vitórias. Conquistas estão surgindo, não ainda as reconhecidamente merecidas, porque passamos a nos respeitar. Só há respeito a quem se respeita. Aproveito também para cumprimentar a administração do TJ/MS pela ponderação, pela equidade e pela responsabilidade dispensadas aos funcionários que enquanto estavam ativos, muito contribuíram para a atual excelência e prevalência do Poder Judiciário estadual.
01/10/2015 | 4:33 PM