Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Conselheiro geral da Unisaúde faz balanço da gestão (2016-2021)
Com a proximidade do encerramento da gestão (2016-2021), o servidor aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e filiado do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (SINDIJUS-MS), Hélio da Rosa Machado, que exerce a função como titular do Conselho Geral de Representantes da Unisaúde-MS (Caixa de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul), faz um balanço da sua participação frente ao Plano de Saúde.
“Acho que tenho obrigação de expor meu desempenho junto à nova operadora de plano de saúde. A Unisaúde hoje está organizada como autogestão junto à ANS (Agência Nacional de Saúde) e está cada vez melhor como empresa que presta serviços de saúde ao alcance dos servidores públicos estaduais”, ressaltou Hélio.
Vale dizer que além do conselheiro Hélio, também fazem parte do quadro Poder Judiciário Estadual Artur Massujo Maecawa, como diretor-financeiro, junto ao Conselho de Administração e Tereza Cristina Soares Abdo da Costa, como suplente do Conselho Geral de Representantes.
Afirma o Conselheiro Hélio que: “Com o advento da ANS impondo a regularização da antiga Caixa de Assistência e com a necessidade de adequação da Unisaúde junto àquela controladora dos Plano de Saúdes no âmbito Nacional, tivemos que nos adequar e modificar nossos Estatutos. Evoluímos para melhor depois de muito trabalho decorrente dessa transição”.
Transição - “Passamos pelas fases de incertezas no momento da transição. A confiabilidade veio do trabalho incessante de todos os Diretores Executivos e do grupo de Conselheiros. No início dessa transição eram os médicos que estavam receosos em fazer o credenciamento a uma empresa iniciante”. Hoje tudo mudou, diz Hélio Machado. “Agora são os médicos que procuram a Unisaúde com a certeza de se credenciar a uma empresa de alto nível como Plano de Saúde”.
Autogestão – “A Unisaúde como autogestão e, no seu primeiro ano de análise feita pela atuária do plano, ficou evidenciado que dentre tantos planos que atende nunca viu um plano mais sólido que o nosso, inclusive sendo aquele que mais cobre situações excepcionais que não seriam cobertos por outras operadoras que atuam nesta mesma área de serviço”. É o que relata o Conselheiro Hélio, com entusiasmo.
Hélio Machado afirma que participou de toda montagem organizacional da Unisaúde, visto que a Diretoria Executiva o nomeou como um dos membros da CAE (Comissão Auxiliar de Estudos). Nessas circunstâncias fez parte de todos os debates que culminaram na elaboração dos seguintes documentos:
1. Novo Estatuto;
2. Regimentos internos das Diretorias e Conselhos;
3. Regulamento do Plano de Saúde;
4. Elaboração de resoluções que regulam: reembolso, fundo mútuo, serviços odontológicos e outros assuntos pertinentes à organização e evolução da logística da empresa.
Para poder prestar atendimento de qualidade e humanizado, o conselheiro Hélio destaca que os Diretores Executivos prestam serviços diários. Diz ele que são mais de 800 prestadores de serviço na área de saúde junto à nossa autogestão aqui em Campo Grande. Citem-se: 13 laboratórios; 111 clínicas e 9 hospitais. Também têm os atendimentos: odontológico, nutricional, estúdio de pilates, além de parcerias com academias de musculação, estúdio com personal trainer, natação, entre outros.
“Neste momento estamos passando pela pandemia e o lema continua sendo a prestação de serviços de primeira nessas horas tão difíceis. A empresa teve baixas de alguns beneficiários mas continua sem sentir o baque financeiro porque se preparou para esse impacto”, afirmou.
Hélio Machado comenta que “na elaboração do novo estatuto da Unisaúde havia certo receio de alguns beneficiários em face de uma possível perda da UNIMED. Hoje, somos administrador de nosso próprio Plano de Saúde. Ou seja, somos donos de nosso benefício e nem por isso deixamos os beneficiários ficarem sem a Unimed. Antes a gente era um terceiro que se filiava à Unimed, hoje é diferente, visto que é a Unimed que é um terceiro e que presta serviço à nossa própria empresa”.
Enfatiza Hélio que “Os servidores filiados à Unisaúde são hoje os administradores de seu plano de saúde, sendo essa a principal mudança do novo Estatuto. Eu me orgulho muito disso porque fiz parte dessa equipe de trabalho. Mesmo sendo só Conselheiro (como representante do Poder Judiciário) caminhei junto com a equipe de Conselheiros Executivos porque fiz parte da comissão CAE (Comissão Auxiliar de Estudos), na qual, juntamente com outros representantes de categorias (MP, Delegados, ATIs e Fazenda) participei de todos os estudos de implantação, regulamentação e gerenciamento do Plano de Saúde”.
“Termino meu trabalho, neste ano, consciente de que fui voz ativa no Conselho Geral. Batalhei para que tivéssemos reajustes ínfimos do Plano de Saúde. Acréscimos infinitamente abaixo das indicações da própria ANS”.
“Procuramos honrar com o menor índice possível. Isso foi possível porque somos os donos do Plano e sabemos da dificuldade porque passam quase todos os servidores deste Estado. Trabalhamos com os 'pés no chão' e dentro de uma lógica matemática sugerida pela nossa atuária. O Plano hoje é um dos melhores do Brasil em superávit e em termos de atendimento de seus beneficiários”.
Centro de Prevenção Sergio Choji Yamada – Recentemente foi inaugurada a clínica com disposição de médicos e dentista para atendimento a pequenos incômodos ou mesmo para receber orientação sobre consulta a profissionais especialista. Também funcionará laboratório para coleta de exames clínicos, loja de produtos naturais. O centro fica localizado na Rua Rui Barbosa nº 703 (em frente ao supermercado Comper) e os contatos para agendamento são (67) 3204-1884 e 3015-2753
Assevera o Conselheiro Hélio que “hoje são 9 hospitais credenciados, entre estes a Santa Casa, Cassems e, o Hospital da Unimed”. Afirma também que “visando o bom atendimento aos beneficiários da Unisaúde o site da empresa foi totalmente reestruturado com o único fim de chegar mais perto de seu usuário. Assim, qualquer um que queira inteirar-se das atividades, atendimentos, credenciamentos, eventos, corpo executivo e corpo de conselheiros é só acessar o site que terão todas as notícias. Aliás, é só entrar na Área do Beneficiário que cada um terá o histórico de atendimento para as suas necessidades”.
Finaliza o Conselheiro Hélio: “A Unisaúde hoje é uma potência nessa área de saúde. A própria atuária que nos atende e serve a outros planos por esse Brasil afora foi enfática na sua avaliação: A Unisaúde é uma das poucas que atende com tamanho superávit”, pontuou.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.