Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul

Campo Grande/MS 24/04/2025
Notícias Voltar
CPE terá ciclo de palestras sobre Assédio Moral e Discriminação
A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realizará uma série de palestras educativas na Secretaria Judiciária de Primeira Instância (SJPG/CPE), com o objetivo de promover a conscientização sobre práticas abusivas no ambiente de trabalho e incentivar a construção de um espaço institucional mais saudável, respeitoso e produtivo.
As ações fazem parte de uma iniciativa preventiva e pedagógica da Comissão, que tem buscado reforçar entre gestores e servidores o conhecimento sobre condutas inadequadas, seus impactos e as formas de enfrentamento ao assédio moral, ao assédio sexual e à discriminação no âmbito do Judiciário.
De acordo com o juiz diretor da CPE, Claudio Müller Pareja, “é fundamental que todos estejam cientes dos sinais, consequências e formas de combate ao assédio moral e à discriminação, a fim de construirmos um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e produtivo”.
Diante da relevância do tema, todos os servidores lotados na CPE — incluindo os que atuam em regime presencial e em teletrabalho — estão convocados a participar da palestra que será realizada no Plenário do Cijus. O evento será uma oportunidade para aprofundar a compreensão sobre o assunto, identificar sinais de comportamentos assediadores e discutir estratégias de combate a essas práticas.
As palestras sobre Assédio Moral e Discriminação ocorrerão em três dias. No dia 12 de maio, segunda-feira, estão programados dois horários: às 9 horas para servidores e às 13 horas para gestores. No dia 13 de maio, terça-feira, haverá palestras às 9 horas e às 14 horas, ambas voltadas para servidores. Por fim, no dia 15 de maio, quinta-feira, as palestras novamente ocorrerão às 9 horas e às 14 horas, destinadas aos servidores.
A presença de todos é de suma importância para fortalecer o compromisso coletivo com um ambiente institucional baseado no respeito mútuo, na empatia e na dignidade.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.