Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
CTB-MS: Nova gestão tem desafio de fortalecer a luta dos trabalhadores em tempo de covid-19
A nova gestão da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Estado (CTB-MS) para o quadriênio 2021/2025 foi eleita no último domingo (30), durante o IV Congresso Estadual ‘Ramiro Moisés Neto’ da CTB-MS. O evento foi renomeado em homenagem ao presidente da CTB Ramiro (in memoriam) que faleceu no dia 20 de maio devido a complicações da Covid-19. Sendo eleito como presidente para a nova gestão Fabiano Reis — que exerce função de diretor-tesoureiro no SINDIJUS-MS (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul) — e tem como desafio fortalecer e unir os trabalhadores públicos e privados, rurais e urbanos, formais e informais, em tempos de covid-19.
O congresso foi realizado de forma virtual e na ocasião também foi aprovado a unificação com CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil é uma central sindical brasileira).
“Todo mundo está sendo afetado com a retirada de direitos, independentemente se é esquerda ou direita, se é servidor público ou trabalhador rural. Então, o sentimento de indignação coletivo dos trabalhadores será nosso combustível para unir e fortalecer a luta de forma integrada e digital, até mesmo devido a pandemia que infelizmente ainda não sabemos até quando vai continuar”, enfatizou Fabiano Reis.
“A primeira coisa que pretendemos fazer é agregar os trabalhadores. Nosso foco é trabalhar os núcleos, da educação, do judiciário, dentro outros. Queremos fomentar os debates, mostrar que a central tem uma proposta boa de luta, ainda mais agora com a unificação com a CGTB, ficou maior e mais forte”, complementou.
A atual diretoria tem o objetivo de fazer um levantamento das reivindicações e necessidades das entidades filiadas. “Temos que levar a CTB para todos os lugares, manifestações, imprensa, trazer os sindicatos para perto, só assim poderemos saber das reivindicações das categorias e poder dar voz as bandeiras. Estamos à disposição dos filiados, eu nós também vamos visitar os sindicatos, tentar ampliar muito mais o leque de luta”, evidenciou Reis.
Nova direção da CTB-MS:
Presidência - Fabiano Reis (SINDJUS-MS)
Vice-presidência – Jorge Bento (FETAGRI)
Secretaria Geral – Iara Cuellar (FETEMS)
Secretaria de Finanças - Ricardo Froes (SINTRAE)
Secretaria de políticas de gênero e geração – Rose Borges (SINTERCOM)
Secretaria de comunicação, formação, cultura, esporte e lazer - Valdinir Nobre (FETTAR)
Secretaria de política sindical, relações institucionais e assuntos jurídicos - Leonardo Lacerda (SINDJUS-MS)
Secretaria de meio ambiente, política agrícola e agrária – Jenir Alves (FETAGRI)
Secretaria de Saúde e Segurança no Trabalho, Previdência, Aposentados e Servidores Públicos – Flávio Lopes (SINDIJUS-MS)
Congresso - O congresso virtual teve a participação do presidente das nacionais Adilson Araújo (CTB) e Ubiraci Dantas de Oliveira, o Bira, (CGTB), comentando sobre o fortalecimento da central. O secretário de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana, discursou sobre a atual conjuntura. O assessor de Comunicação da CTB, Umberto Martins, explanou sobre a Tese Nacional da central.
Em seguida, o dirigente Ricardo Froes (SINTRAE) apresentou o Balanço da Gestão da CTB/MS. A diretora Iara Gutierrez Cuellar (FETEMS) mediou a Aprovação das Teses e emendas.
Também foi discutido e aprovado as alterações Estatutárias e Unificação da CTB-CGTB pelo diretor Ricardo Froes. A Proposta de Nova Direção da CTB MS, com eleição, posse e aprovação do Plano de Lutas foi mediada por Jorge Bento (FETAGRI).
Por último, ocorreu a eleição da Delegação ao V Congresso Nacional da CTB por Fabiano Reis, que encerrou o congresso, dando ênfase na luta e união das categorias para o futuro melhor dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.