Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Durante Seminário Especial, servidores aposentados comemoram conquista adquirida por meio da união e força da categoria
Mais um momento histórico na vida dos aposentados do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) aconteceu durante o Seminário Especial, na última sexta-feira (17), que após complexo trâmite, os aposentados puderam comemorar o êxito da concessão da assistência médico-social, conquistada por meio da união e força da categoria. O evento aconteceu em Campo Grande, na sede social do Sindicato, com a presença de mais de 50 participantes de todo Estado.
Da direção geral estiveram presentes o presidente Fabiano Reis, vice Leonardo Lacerda, a diretora de Apoio aos Inativos Sali Hildebrando, e o diretor Jurídico Cleonir Maran. Além dos homenageados, compareceram o vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri e o servidor e diretor-presidente licenciado da Funsat Aldo Donizete.
O seminário teve abertura às 9h com a palestra da psicóloga Magali Coelho sobre o tema “Envelhecer e Ser Velho”. A psicóloga preparou uma animada apresentação para os participantes do seminário, que teve como tema geral do evento “O encontro com a melhor idade”.
Questionada sobre a diferença entre ser velho e envelhecer, Magali ressaltou que idade esta na mentalidade das pessoas. “A velhice está na cabeça, a cabeça estando boa não tem velhice. Podemos ficar mais lentos, mas isso faz parte. A mente que comanda tudo”, complementou.
Às 10h deu-se início ao Coffee break. Em seguida, foi realizado a entrega das placas em homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador João Maria Lós, e o presidente da Assembleia Legislativa (ALMS), deputado estadual Junior Mochi, pelo empenho realizado em favor da categoria, na busca de solução para um substitutivo do auxílio-alimentação, que veio a tornar-se assistência médico-social.
Desembargador Lós ratificou o compromisso do benefício de assistência médico-social dos aposentados atingir o mesmo valor do auxílio-alimentação dos servidores ativos. “Isso deve evoluir paulatinamente. Inclusive, já conversei com o desembargador Divoncir Maran, que deve ser o próximo presidente, e ele acolheu essa ideia, acha justo, então aos poucos nós vamos recompor tudo aquilo que é devido”, evidenciou o presidente do TJMS.
Por sua vez, o deputado Mochi comentou sobre a importância da diretoria do SINDIJUS-MS buscar melhorias a sua categoria. “O presidente do Sindicato tem feito a sua parte, o seu papel, desempenhado bem. Porque ele vai atrás, ele corre, essa é a função de buscar as melhorias e de entender as dificuldades da sua categoria. Através da sua função como liderança sindical poder estar traduzindo o anseio da base, o desejo da categoria em atitudes e ações concretas para melhorar sua condição e qualidade de vida”, salientou o presidente da ALMS.
Por volta das 10h30, começou a segunda parte da palestra realizada pela psicóloga Magali Coelho. “Eu trouxe uma palestra diversificada, falei sobre a saúde, e sexualidade também. Foi proveitoso, fiquei satisfeita de participar. Para os participantes interagir um pouco fiz uma dinâmica de locomoção, uma recreação, com sorteio de prêmios. Eu gostei, saio daqui feliz pela participação de todos”, comentou Magali.
Com término da palestra, às 11h30, os participantes puderem responder ao Censo 2016, pois foi disponibilizado um polo de atendimento durante o evento para os aposentados cadastrar as informações ou tirar dúvidas. Também foram realizadas dinâmicas e brincadeiras com os participantes.
Às 12h30 foi servido o almoço com cardápio especial aos aposentados. Em seguida foram oferecidos sobremesas. Tudo ao som da cantora regional e compositora Ana Cabral. Uma ambulância com equipe especializada ficou as disposição para qualquer emergência, além do atendimento de aferição de pressão e teste de glicemia.
Das 14h até às 16h, foi realizado o bingo com prêmios aos aposentados, momento que puderam confraternizar com os participantes. “Foi tudo maravilhoso, estou muito feliz de estar aqui compartilhando com os colegas. Vim de Dourados e posso dizer que compensou muito viajar até aqui para participar”, disse a aposentada Maria Lucia Ibarrola.
“Pessoal, participe! É muito bom rever os amigos e ter a alegria de estar aqui participando. A diretoria está muito empenhada, está de parabéns, tudo excelente. Eu amei os discursos das pessoas que estão aqui hoje, o do presidente também me chamou muito atenção por querer lutar por nós aposentados”, pontuou Ibarrola.
O presidente Fabiano Reis se emocionou ao lembrar-se do dia que o auxílio foi suspenso, no início de 2015, e agora, os aposentados contemplam o novo benefício. “Hoje foi um dia muito feliz, especialmente para nós que acompanhamos desde o início. Mais um capítulo da história dos aposentados. Além disso, ressalto a grande valorização que os aposentados estão tendo”, afirmou Reis.
O presidente do SINDIJUS-MS destacou também as reivindicações que foram feitas à administração do TJMS. “Tem a inclusão dos aposentados nas políticas de saúde, como a da vacinação, tem o retroativo do auxílio-saúde. Temos que estar acompanhando os aposentados, não podemos desampará-los, até porque eles trabalharam a vida inteira”.
A diretora dos aposentados, Sali Hildebrando evidenciou a necessidade de dialogar com o Poder Judiciário para poder transmitir os anseios da categoria de aposentados. “Temos que buscar proximidade, criar vínculos para que a administração veja nossas necessidades e correspondam a elas e temos conseguido. E isso nos torna feliz pela reciprocidade, pois encontramos o caminho certo”.
Sali agradeceu a presença de todos os participantes, muitos viajaram horas para poder participar. “Vejo muito trabalho e dedicação, além do retorno da categoria que vieram em peso, evento com maior número de participantes, do interior, de campo grande, tanto do Fórum como do Tribunal. Fico muito agradecida!”, finalizou.
A aposentada Oroni Alcebíades também frisou a participação maciça dos aposentados. “Eu vejo com bastante alegria, ver que o pessoal está comparecendo. É muito importante para nós essa valorização que estamos tendo. Por isso temos que comparecer cada vez mais nas reuniões e encontros do nosso sindicato”, disse ela.
Por fim, o vice-presidente Leonardo fez um retrospecto desde da suspensão do auxílio-alimentação até os dia de hoje. “Começou com um valor pequeno e a gente conseguiu fazer evoluir. Hoje já aumentou 30% em apenas 6 meses. Então, estamos conseguindo fazer ele crescer. E só quem participou desde o começo, viu nascer e se tornar no que ele é hoje, sabe dar valor, por isso os aposentados estão muito felizes de ter um benefício só deles, previsto em lei, ao contrário do auxílio-alimentação que poderia ser retirado a qualquer momento”, comentou.
“Nós da administração ficamos felizes por saber que conseguimos aplicar uma cultura de valorização dos aposentados, hoje a gente prioriza os aposentados juntamente aos demais servidores, a gente não exclui eles e nós conseguimos passar isso para o Tribunal de Justiça”, destacou Lacerda.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.