Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
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Encontro Nacional de Comunicação da Fenajud: “É necessário investir na comunicação sindical contra os retrocessos”, aponta especialista
Fazer os trabalhadores e trabalhadoras enxergarem que o sindicato é de extrema importância para garantir novas conquistas e impedir a retirada de direitos, é um verdadeiro desafio. Diante disso, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou o VII Encontro Nacional de Comunicação, nos dias 09 e 10 de janeiro em Brasília (DF), para tratar sobre as ações que serão realizadas durante o ano de 2020. Entre os temas estavam as formas de mobilização on-line, por meio do uso das redes sociais, site e comunicação colaborativa, bem como as campanhas nacionais a serem produzidas pela Fenajud em parceria com as entidades filiadas.
Do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) participou a diretora de Divulgação e Imprensa, Adriana Capurro, e a jornalista Roberta Cáceres. “Poder participar desses encontros de formação promovidos pela Fenajud é muito enriquecedor. Num mundo em que as mídias sociais estão cada vez mais presentes na vida cotidiana, como dirigentes sindicais precisamos nos capacitar para podermos utilizar as novas plataformas de comunicação, como ferramentas de mobilização, de aproximação do sindicato com o público interno e externo e como facilitação do engajamento dos novos filiados, as lutas e bandeiras defendidas pelo sindicato como representante de uma categoria específica do trabalhador”, ressaltou a diretora Adriana.
A abertura do Encontro foi realizado pela coordenadora da pasta, Adriana Pondé, que falou da importância da participação das entidades na atividade. “A Fenajud realiza o Encontro de Comunicação logo no início do ano para planejar e organizar as ações que serão realizadas no decorrer do ano. A presença das entidades se faz necessária, pois a Fenajud quer ouvir o que os sindicatos precisam, quais as principais reivindicações e como podemos trabalhar esse conteúdo. Conseguimos avaliar que não será um ano fácil, com muitas lutas, mas será mais fácil com a colaboração das entidades de base, nossos sindicatos. Mas sabemos que, com a ajuda de todos e todas, podemos conseguir resultados positivos”.
A jornalista e professora Najla Passos, do Núcleo Piratininga de Comunicação, tratou no primeiro momento sobre Mídias sociais e suas ferramentas – como e para que usar serviços de compartilhamento de vídeos, fotos, áudios, textos, entre outras mídias. Em seguida falou sobre as redes sociais e sua mobilização virtual – como tornar viral um conteúdo, mobilização pelas redes, campanhas. Sobre isso Najla disse que “a comunicação sindical se propõe, de fato, disputar a hegemonia, precisa falar com milhões. E, falar com milhões hoje, especialmente no Brasil, passa necessariamente pelas redes sociais”.
Na parte da tarde o debate girou em torno da “Cobertura colaborativa de atividades – Transmissão ao vivo em áudio e vídeo, hotsite e ação especial no Facebook”. Outro ponto levantado pela professora foi sobre o “Site como integrador da presença digital – A importância do website para a difusão, organização e registro histórico dos movimentos sociais”. Quanto a isso, a professora ressaltou que “os vídeos estão cada vez mais usados nas redes sociais preferidas pelos usuários. Em um país de tradições culturais como as do Brasil, podem ser fundamental para a disputa de hegemonia. Atualmente 66% dos brasileiros usam redes sociais, sendo que 61% o fazem pelo celular. Portanto, faça vídeos para serem rodados em smartphones: mais leves, mais rápidos e que possam ser compreendidos mesmo sem o uso do áudio, incluam legendas, dados, imagens que falem por si”.
Ao final das palestras a jornalista abriu espaço para perguntas e respondeu a todos os questionamentos das entidades. Najla ressaltou que “É necessário investir na comunicação sindical contra os retrocessos. A comunicação sindical precisa investir em novas tecnologias, precisa estar integradas e promover a comunicação colaborativa. É necessário furar a bolha, levar o conteúdo para aqueles que não conhecessem, só assim será possível promover a mobilização de forma eficaz”, disse.
Campanhas conjuntas - O segundo dia ficou por conta da construção do planejamento de comunicação integrado de 2020. Na primeira parte do dia, os sindicatos falaram sobre a participação nas campanhas nacionais apresentadas pela Fenajud. Os dirigentes e membros das equipes avaliaram de forma positiva o que tem sido feito pela Entidade e pontuaram aspectos que podem ser implementados este ano.
No segundo momento a equipe de comunicação da Fenajud apresentou a campanha Nacional de valorização do serviço público “Plano Mais Brasil – A Destruição disfarçada de avanço”, a ser realizada por Federações que integram o Fórum das Federações – composta por onze entidades, e seus sindicatos de base. A expectativa é que o material seja lançado no dia 5 de fevereiro deste ano, em todas as regiões do país.
Na última etapa do evento a Federação e os sindicatos de base construíram o projeto unificado de ações para 2020, entre as campanhas previstas estão: campanha de valorização do(a) trabalhador(a) do serviço público específica para o judiciário estadual; campanha de filiação nacional simultânea; além de campanhas promocionais e específicas.
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