Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Fenajud busca orientação da OIT para casos de abuso contra direitos dos trabalhadores do judiciário
Com o intuito de obter apoio e orientação sobre ações que possam contribuir para resolver graves questões vivenciadas atualmente pelos servidores e lideranças sindicais no Judiciário, o presidente da Fenajud Luiz Fernando Souza se reuniu com o diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil Stanley Gacek. Também participaram da reunião a presidente do Serjusmig, Sandra Silvestrini, e o coordenador-geral do Sinjus, Wagner Ferreira. A reunião aconteceu no dia 11 de agosto.
Especificamente, os representantes dos servidores judiciários trataram de questões relativas a condições de trabalho, cerceamento à liberdade de expressão, desrespeito a direitos e ocorrência de diversas práticas antissindicais. “Não podemos admitir que práticas antissindicais venham impedir que possamos continuar exercendo nosso direito de lutar por melhores condições de trabalho, respeito e valorização. E na defesa do nosso direito de fazer nossa luta com responsabilidade, como sempre fizemos, mas principalmente com liberdade, iremos onde for preciso”, pontuou Sandra Silvestrini do Serjusmig, ressaltando a importância da reunião com a organização.
Para o presidente da Fenajud, Luiz Fernando Souza, a reunião foi muito produtiva, especialmente em virtude da constatação de que o que ocorre no Judiciário mineiro está se repetindo em outros Estados, sinalizando para uma possível ação orquestrada contra o exercício da liberdade sindical.
Já o coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira destacou que é muito importante "encontrar mecanismos de defesa dos direitos dos servidores, a exemplo do direito de greve, a liberdade sindical e de expressão, e também lutar por um trabalho decente no serviço público”.
O passo seguinte será uma avaliação das assessorias jurídicas dos Sindicatos sobre eventuais medidas que poderão ser adotadas junto à OIT, através de seu escritório no Brasil ou sua sede em Genebra.
Sobre a OIT
A OIT é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Entre seus objetivos estratégicos, destacam-se: o respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998: (i) liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; (ii)eliminação de todas as formas de trabalho forçado; (iii) abolição efetiva do trabalho infantil; (iv) eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.