Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
FENAJUD: especialistas alertam para importância da unidade na luta sindical
Na última quinta-feira (6), os dirigentes da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) e os sindicatos filiados ouviram análises e prospecções de especialistas para a luta sindical em 2019. A programação foi ofertada pela Federação, em parceria com o SINJUSC (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina), aos dirigentes sindicais das entidades visitantes.
O objetivo era contribuir para melhor organização da luta sindical, a partir de uma avaliação técnica do cenário nacional e os desafios que o próximo ano reserva.
Ângela Albino, trabalhadora do judiciário federal e ex-deputada, abordou o judiciário brasileiro e a atual conjuntura. Enquanto isso, o analista político Marcos Verlaine, do Departamento Intersindical de
Assessoria Parlamentar (DIAP) tratou do panorama em 2019, a partir dos novos integrantes do Congresso Nacional. Encerrando a tarde de debates, o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, analisou as condições econômicas do Brasil e globais sob a ótica dos trabalhadores.
A unidade foi tema de reflexão em todas as falas. A necessidade de formar as categorias para o entendimento do contexto político e a importância de reafirmar o papel dos sindicatos na luta por direitos foram algumas das ideias defendidas. Os debatedores apontam ainda a necessidade de todos os trabalhadores e trabalhadoras confiarem em seus sindicatos e passarem a somar na luta da categoria, com o intuito de fortalecer a defesa dos direitos.
Planejamento - Os coordenadores da Fenajud estão em Santa Catarina desde o início da semana, onde debateram o planejamento da entidade, com vistas a melhor organizar suas ações no próximo ano.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.