Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Fenajud trata sobre práticas anti-sindicais no Judiciário com diretor da OIT
Dirigentes da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados- Fenajud, foram recebidos na tarde desta segunda-feira(12) pelo diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho – OIT (Brasi), Stanley Gacek.
O encontro apontou para uma proposta, a ser formulada pela federação ao escritório da OIT no Brasil ,e ao Conselho Nacional de Justiça- CNJ. O secretário-geral da Fenajud, Volnei Rosalen e o secretário do Política Sindical, Ednaldo Martins, representaram a entidade na ocasião.
A reunião teve por objetivo o estabelecimento de contato com a organização para discutir a relação entre Tribunais e Sindicatos de trabalhadores do judiciário, e conhecer os caminhos formais para a realização de denúncias e representações sobre ações anti-sindicais praticadas pelos tribunais.
Segundo Volnei, duas frases de Gacek indicaram a preocupação da OIT, agência vinculada ao sitema ONU, que ao ouvir um breve relato dos dirigentes sindicais disse: “É chocante como é tão flagrante o cometimento de infrações pelo Judiciário”. E mais adiante na conversa afirmou que “o Judiciário deveria não só respeitar, mas também referir-se às Convenções da OIT em suas decisões". enfatizou Stanley.
Sem adiantar opiniões sobre os exemplos trazidos à baila pelos sindicalistas, que envolvem os estados de Sergipe, Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro, o diretor adjunto repassou um conjunto de informações sobre o funcionamento do Sistema de Controle de Normas e do Comitê de Liberdade Sindical, estruturas sediadas em Genebra.
De acordo com o relato do secretário-geral da Fenajud, o diretor da OIT informou também sobre a possibilidade de “perícias” por um corpo de juristas vinculado à Organização e que o resultado de representações e denúncias pode ser o envio de recomendações ou pedidos de informação ao governo brasileiro.
Além da possibilidade de representações, que ficará a critério da Fenajud e de suas entidades filiadas, a reunião apontou para uma proposta, a ser formulada pela federação ao escritório da OIT no Brasil ,e ao CNJ, para um encontro envolvendo as três entidades, com o intuito de debater a existência de práticas anti-sindicais ou de não negociação no Judiciário.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.