Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul

Campo Grande/MS 05/04/2025
Notícias Voltar
Fórum dos Servidores é oficializado e consolidando sua atuação no fortalecimento da luta pelos direitos coletivos do funcionalismo público em MS
Em um dia histórico para o funcionalismo público do Estado, o Fórum dos Servidores Públicos de MS foi oficialmente formalizado nesta quarta-feira, dia 2 de abril de 2025, durante Assembleia Geral realizada na capital. A entidade elegeu sua nova diretoria e tem como principal objetivo intensificar a luta por direitos, valorização e respeito aos servidores estaduais.
Fabiano Reis, do SINDIJUS-MS, assumiu a coordenação geral do Fórum e expressou sua honra e compromisso com a nova função: “Nesta data histórica para os servidores públicos estaduais, celebramos a criação oficial do Fórum dos Servidores, que terá CNPJ próprio e estrutura consolidada. Sinto-me profundamente honrado por ter sido escolhido como coordenador-geral pelos sindicatos e servidores presentes na eleição. A luta coletiva é o que fortalece nossa voz, e a unificação dos sindicatos no Fórum representa um marco na busca pelos direitos, valorização e respeito ao funcionalismo público de Mato Grosso do Sul. Assumo esse compromisso com responsabilidade e dedicação. A confiança que me foi depositada será retribuída com trabalho, diálogo e união”.
A formalização do Fórum traz consigo uma importante novidade: a possibilidade de ajuizamento de ações coletivas em nome da entidade, representando toda a categoria de servidores públicos estaduais. Leonardo Lacerda, coordenador jurídico do Fórum, destacou a importância dessa conquista: “A Coordenação Jurídica será de grande valia para o Fórum dos Servidores, pois grande parte das lutas é em relação ao direito dos servidores, sendo necessária a análise técnica das leis que regem esses direitos e também de novas leis que venham para complementar ou até mesmo retirar direito dos servidores”.
“E também com a formalização do Fórum, ele terá legitimidade para ajuizar ações como o mandado de segurança, ação civil pública e outras ações judiciais em nome de toda a categoria de serviço público estadual a nível coletivo, porque até então a sua atuação tem sido mais firme, mais atuante na forma política e quando era necessária uma atitude judicial ficava a cargo dos próprios sindicatos e associações. Então terá essa inovação com a ação e as ações judiciais em nome próprio e representando a coletividade dos servidores do nosso Estado”, complementou.
Lacerda também ressaltou que a análise jurídica irá subsidiar as lutas políticas e sociais em prol dos servidores, atuando em temas e demandas ligadas a leis e direitos, além de projetos de leis e decisões prejudiciais ou em favor de novas normas que criem ou consolidem direitos e benefícios.
Thiago Mônaco, indicado pela CASSEMS, sendo um dos conselheiros fiscais do Fórum, celebrou a conquista da personalidade jurídica da entidade: “Hoje, 2 de abril de 2025, é um dia histórico para os servidores públicos de Mato Grosso do Sul. Na Assembleia Geral realizada hoje, formalizamos o Fórum de Servidores Públicos de MS, que a partir de agora passa a ter personalidade jurídica, fortalecendo ainda mais a luta e a representatividade das categorias. Essa conquista marca um novo capítulo na defesa dos direitos dos servidores, garantindo mais organização, legitimidade e voz ativa nas decisões que impactam o funcionalismo público. Unidos, seguiremos mais fortes na busca por melhores condições de trabalho, valorização e reconhecimento”.
Ana Cláudia Gomes (SISALMS) reafirmou a importância da representatividade dos três Poderes. “Estou assumindo o cargo de coordenadora, fazendo parte dos coordenadores que formam a Coordenação Executiva e, nesse caso, representando o Legislativo, porque nós realizamos ali uma representação de cada Poder, eu pelo Legislativo, o Fabiano pelo Judiciário e o Jurado pelo Executivo. Mesmo essa divisão não sendo prevista no Estatuto, consideramos ideal neste momento”.
A nova diretoria do Fórum dos Servidores Públicos de MS é composta por representantes de diversos sindicatos e associações do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, garantindo a pluralidade e representatividade da entidade.
Diretoria do Fórum dos Servidores Públicos de MS:
-Coordenador-Geral: Fabiano Reis de Oliveira (SINDIJUS)
-Coordenador-Geral 2: Mário Márcio dos Santos Jurado (SINPOL-MS)
-Coordenador-Geral 3: Ana Cláudia Gomes (SISALMS)
-Secretário-Geral: Ellayne Fátima Loureiro de Freitas (SINMASUL)
-Coordenador de Finanças: Ricardo Alexandre Corrêa Bueno (SINTSS)
-Coordenadora de Finanças Adjunto: Leda Regina Monteiro Perdomo (SINTERPA)
-Coordenador Jurídico: Leonardo Barros de Lacerda (SINDIJUS-MS)
-Coordenador de Previdência e Saúde: Bruno Alves da Silva Nascimento (SINDETRAN)
-Coordenador de Comunicação: Cláudio Mário Salvador Menezes de Souza (Membro Benemérito)
-Conselheiro Fiscal 1: Thiago Monaco Marques (CASSEMS)
-Conselheiro Fiscal 2: Marcelo Aranda de Mello (SINPOL-MS)
-Conselheiro Fiscal 3: Wilds Ovando Pereira (FETEMS)
Com a formalização e a nova diretoria, o Fórum dos Servidores Públicos de MS se fortalece e se prepara para intensificar a luta por direitos e melhorias para o funcionalismo público estadual.
Anos de luta – O Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul — que integra sindicatos e associações representativas dos servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário — atua desde da década de 80 em que protagonizou diversas lutas como a Reforma da Previdência, terceirização e precarização do funcionalismo público.
Além disso, o Fórum atua diretamente na defesa de pautas em comum dos servidores públicos como a Revisão Geral Anual dos servidores, temas referente à saúde, reformas estaduais e demandas dos servidores efetivos e inativos de Mato Grosso do Sul.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.