Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Fórum dos Servidores Públicos reivindica reunião com Governo do Estado para negociação salarial 2018
Durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (15), os dirigentes sindicais e representantes de classes — integrantes do Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul — elaboraram ofício ao governador do Estado Reinaldo Azambuja reivindicando a abertura da negociação da Revisão Geral Anual do funcionalismo pública, que amarga cerca de 23,44% de perda salarial desde 2015, ano que iniciou seu mandato, segundo estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Na ocasião, ficou deliberado pela realização de ato na Governadoria, às 11h, momento que os integrantes do Fórum dos Servidores vão protocolar o ofício reivindicando reunião, com urgência, sobre o índice de reajuste salarial aos mais de 75 mil funcionários públicos — sendo 50 mil funcionários ativos e 25 mil inativos.
Os dirigentes sindicais também repudiaram a entrevista, no programa de rádio Tribuna Livre, do titular da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), Carlos Alberto de Assis, na última quarta-feira (14), em que mencionou equivocadamente que teria se reunido com os 47 representantes sindicais, o que não condiz com a verdade.
Ao contrário do que o governo tem mencionado, o diálogo sobre a negociação salarial não tem avançado, tendo os servidores públicos e a população como os mais prejudicados em virtude da falta de estrutura na área de segurança, saúde e educação.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS), Leonardo Lacerda, que esteve na reunião representando o coordenador-geral do Fórum dos Servidores, Fabiano Reis (vice-presidente do SINDIJUS), ressaltou que no mês de maio os servidores públicos também amargarão o aumento da alíquota da previdência.
“Em maio, os servidores terão ‘perda salarial’ com o aumento no desconto da alíquota de 11% para 14%, que foi alterada na Reforma da Previdência Estadual. Além disso, a reforma da previdência no âmbito Federal foi suspensa e aqui o Governo do Estado já aprovou antes mesmo de ser aprovada a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 287/2016, que visa a reforma”, salientou Leonardo.
Mobilização - Na segunda-feira, dia 19 de março, às 11h, os representantes sindicais do Fórum dos Servidores Públicos irão se reunir em frente à governadoria para assinar e protocolar ofício ao governador solicitando uma reunião para negociação salarial dos servidores.
O ato dá início às mobilizações que serão realizadas pelo funcionalismo público caso o governo do Estado não atenda as reivindicações dos servidores públicos. Analisa-se a possibilidade de realização de Assembleia Geral com todas as entidades sindicais para deliberação de indicativo de greve, além de passeatas e panfletagens.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.