Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
IX Conselho de Representantes da Fenajud discute a democratização da mídia
O IX Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados- Fenajud, apresentou o primeiro painel sobre “Democratização da Mídia”, apresentado pela secretária- executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC , Maria Mello, na manhã desta sexta-feira (5), em São Luís (MA). Na mesa presidida pelo vice-presidente da Fenajud, Luíz Fernando Souza, a palestrante Maria Mello apresentou um trabalho sobre a grande mídia nacional que está no poder de dez famílias (cerca de 70% dos veículos de comunicação nacionais).
A secretária-executiva da FNDC fez uma reflexão sobre o atual momento nacional de manifestações: \"São fenômenos muitos difusos, com prevalência de jovens, que refutam as instituições democráticas, as centrais sindicais e os partidos políticos\", enfatizou Maria.
Outro momento que vale ser destacado foi quando a secretária- executiva ressaltou a manipulação coorporativa: \"Estamos assistindo, paralelamente ao movimento das ruas, um direcionamento das pautas para uma tentativa de manipulação por interesses das grandes corporações\". Segundo Maria Mello, em virtude da percepção desta manipulação estão surgindo as reações como o ‘Fora Globo!’”.
A palestrante apresentou o projeto de lei de iniciativa popular denominado \"Lei da Mídia Democrática\" que foi elaborado a partir da Conferencia Nacional de Comunicação ocorrida em 2009, um grande momento dos comunicadores brasileiros preocupados com o futuro das comunicações do pais e, consequentemente, de luta pela democratização desses meios. O PL é a tentativa surgida deste grande debate de mudança do marco regulatório das comunicações do Brasil, e precisam de 1.300.000 assinaturas para ser apresentado ao congresso nacional.
Maria pediu apoio da Fenajud e dos representantes sindiais presentes, para ajudar na sua divulgação e coleta de assinaturas em prol da democratização das comunicações do Brasil! \" Para a Fenajud foi um debate rico e que nos trouxe muitas informações importantes sobre o atual momento da mídia nacional, dando uma visão critica da intrínseca ligação dos poderes, entre eles o Poder Judiciário com os meios de comunicação de massa\", avalia Luíz Fernando.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.