Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Nota Pública: Reajuste Zero para os servidores públicos do Estado de MS
O Fórum dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul vem a público informar que em reunião com representantes do Governo do Estado, na segunda-feira (24.05), foi informado oficialmente, pela primeira vez, que o Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), não concederá neste ano de 2021, a Revisão Geral Anual aos servidores públicos do Estado que vão completar sete anos sem aumento.
CLIQUE AQUI para visualizar a recomendação na íntegra ou acesse: http://www.sindijusms.org.br/public/downloads/6916-recomendacao-conjunta-tce-mpe.pdf
O Governo alega que a decisão atende a Recomendação Conjunta do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Iran Coelho das Neves, e do procurador-geral de Justiça, promotor Alexandre Magno Benites de Lacerda, que emitiram uma recomendação contra a concessão de qualquer tipo de reajuste aos servidores estaduais e municipais, de acordo com a Lei Federal 173, de 27 de maio de 2020, que criou o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.
Nesse contexto, o Fórum dos Servidores esclarece que:
1) Em sete anos do Governo de Reinaldo Azambuja os servidores tiveram apenas 6,07%, assim acumulam neste período 38,52%%, de prejuízo salarial;
2) O Governo ainda reduziu os salários dos servidores, com o aumento na alíquota da previdência de 11% para 14%;
3) Mesmo com tanto prejuízo, até o momento a incorporação do abono salarial aos servidores estaduais, criado no ano de 2016, ainda não foi incorporado aos vencimentos, cuja a prorrogação se encerra em dezembro deste ano;
3) A Lei Federal 173 não permite a inclusão de novas despesas a partir de maio de 2020, mas garante as despesas anteriores e aprovadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias que inclui o pagamento da Revisão Geral Anual aos servidores de Mato Grosso do Sul, porém não concedida nos últimos sete anos pelo governo de MS;
4) Fica expresso que a não concessão pelo Governo estadual da Revisão Geral Anual em 2021configura na prática o não cumprimento da Lei de Diretrizes Orçamentárias Estadual aprovada antes da entrada em vigor da Lei Federal 173, fato que vai de encontro com o artigo 37 da Constituição Federal, inciso X – que assegura: “a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada Revisão Geral Anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices”.
Do exposto, o Fórum dos Servidores de Mato Grosso do Sul não aceita em nenhuma circunstância a imposição de reajuste zero para os servidores públicos do Estado e sempre buscará o diálogo incessante com a administração estadual, visando construir um resultado positivo para solução do impasse.
Em 25 de maio de 2021.
Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul
Comentários (3)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Domy
Considerando que vocês não publicam os nossos desabafos contra os ALGOZES DOS APOSENTADOS, configurando uma espécie de LEI DA MORDAÇA. ao menos, nos informe os andamentos das Ações envolvendo os ATS. Quem sabe, possamos vislumbrar uma luz no final do túnel, mesmo que seja de um vaga lume.
28/05/2021 | 8:29 PMPatricia
Vai ter greve?
27/05/2021 | 2:53 PMDomy
Já era de se esperar! Infelizmente, este Governador, juntamente com Bolsonaro e outros MALDITOS, pertencentes à elite reacionária e fascista, estão juntos e misturados, nesta acelerada iniciativa de promoverem a disseminação da pobreza, da fome e da miséria. Infelizmente, foram eleitos com a ajuda da imensa maioria dos trabalhadores, os quais, não tiveram o discernimento necessário para separar o joio do trigo. Agora, estamos pagando um alto preço pelas escolhas equivocadas. Diante de mais uma resposta negativa deste Desgoverno fajuto é enganador, a única alternativa para se dar uma resposta à altura, para este sujeito, É UMA GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO! É o meu pensar!
26/05/2021 | 6:08 PM