Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Participe do abaixo-assinado e proteja a infância e adolescência em Dourados
O Grupo de Apoio à Adoção de Dourados GAAD – Acolher realizou um abaixo-assinado com objetivo de colher assinaturas a favor da manutenção da Vara da Infância e da Juventude no município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul. Clique aqui assinar ou acesse: http://chng.it/VKr5HjBfH5
Com efeito, a Resolução n. 249, de 21 de junho de 2021 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), autoriza a desinstalação da Vara da Infância e da Juventude em Dourados. Segundo a decisão, a medida "tem por objetivo a redução de despesas e promoção de eficiência administrativa".
De acordo com o texto, essa decisão arbitrária não só pode violar os direitos da infância e da adolescência, mas também precarizar o serviço público prestado pelo judiciário.
A Vara da Infância e da Juventude tem papel fundamental no controle das determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também de direitos previstos na Constituição Federal. Dentre estes direitos, destacamos o artigo 227 que estabelece: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seus artigos 1º e 4º, reforça a norma constitucional, dispondo ainda sobre a proteção integral da criança e do adolescente.
Para proteger e defender os direitos das nossas crianças e adolescentes em Dourados, pedimos que a Vara da Infância e da Juventude permaneça na cidade. Ajude-nos nessa causa, assine o abaixo-assinado: http://chng.it/VKr5HjBfH5
Comentários (7)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Doracy Moraes dos Santos
Sou favorável à permanência da Vara da Infância e Adolescentes em Dourados MS.
06/07/2021 | 1:59 PMHelena Pedrozo Festa
Não podemos retroceder.
05/07/2021 | 7:13 PMWaldete Pereira de Lucena
Quero participar
03/07/2021 | 6:54 AMCélia vieira de pinha porto
Sou contra a desinstalação da Vara da Infancia e Juventude da Comarca de Dourados-MS
01/07/2021 | 8:36 PMMaria Marta dos Santos
Em favor da manutenção da Vara da infância e juventude na cidade de Dourados MS
01/07/2021 | 5:29 PMEva Gomes de Brito
Sou contra o fechamento da vara da infância da Comarca de Dourados Att, Eva Gomes
25/06/2021 | 1:53 PMMarina Ribeiro da Silva
Sou a favor da manutenção da Vara da infância e juventude a fim de preservar a integridade dos menores. Temos que proteger nossas crianças e jovens. Sem esse mecanismo do judiciário nossos jovens e crianças vão ficar totalmente desamparados.
25/06/2021 | 1:46 PM