Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
PEC 170/12 - sobre a integralidade de proventos para aposentados por invalidez permanente - é aprovada por Comissão Especial da Câmara
Comissão especial aprova substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 170/12, do relator, deputado Marçal Filho (de Mato Grosso do Sul), nesta quarta-feira (14). A proposta versa sobre a integralidade de proventos para aposentados por invalidez permanente. A matéria segue para ser votada em dois turnos no Plenário da Câmara Federal.
A PEC 170/12 é de autoria da dep. Andreia Zito dep. Andreia Zito (do Rio de Janeiro). Esta matéria tem o objetivo de resgatar direitos para os servidores aposentados por invalidez que não foram atendidos pela PEC 270/08, [hoje Emenda Constitucional – EC 70].
“ Foi necessário apresentar a proposta, pois alguns aposentados se sentiram prejudicados com a matéria da EC 70. “Na época surgiu a polêmica de que muitos aposentados não estariam assegurados pela PEC 70, daí a nossa sensibilidade de apresentar uma nova PEC, a PEC 170. Disse a autora.
A parlamentar explicou que para conseguir a vitória, foi preciso colocar as doenças em partes: “Nós não poderíamos colocar todas as doenças em um só texto. Assim conseguimos a aprovação”. Comemora.
Para a Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados- Fenajud, este não é um apenas um ganho, mais que isto é o resgate da dignidade dos servidores que não estão parado pelo simples fatos de que optam por aposentar-se. Eles sofrem de invalidez permanente. Há casos, inclusive, de denúncia de servidores que mesmo doentes continuam trabalhando (escondem sua enfermidade), para não serem aposentado e terem seus salários reduzidos.
Histórico
Segundo informações de Andreia Zito, a matéria foi apresentada em maio de 2012 com 200 assinaturas que buscavam a paridade e a integralidade a todos os aposentados por invalidez permanente, previstos em lei ou não, como diabetes, depressões muito fortes e uma série de doenças, e assim garantir para os servidores públicos que ingressaram até 31 de dezembro de 2003, o mesmo tratamento daqueles que hoje são beneficiados com a EC 70”.
O próximo passo é a votação no Plenário da Câmara dos Deputados, em dois turnos.
Comentários (1)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
guilherme grandizoli
Sou aposentado por invalidez, pela Secretaria de Estado da Saude de Sp, mas quanto ao premio de incentivo só recebo 50% ou seja r$ 150,00, quanto ao meus amigos do mesmo cargo (oficial administrativo)recebem r$ 690,00, com aprovação desta pec. 170 vou receber integral.
14/12/2014 | 10:53 AM