Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
PEC 555/06: Fim da contribuição previdenciária do servidor inativo pode ser votada
A Proposta de Emenda à Constituição 555/2006 tem como objetivo a revogação do artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41 de 2003, e assim acabar, de forma gradativa, com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (contribuição dos inativos) e pensionistas.
A Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados- Fenajud, entende que a cobraça da contribuição previdenciária fere direito do servidor público que contribuiu para o sistema de previdência por toda sua vida funcional. Quando é contemplado com a aposentadoria continua sendo taxado, de forma abusiva, haja vista que não consegue reverter para si os valores cobrados a esse título, nem tampouco usufruir de um novo benefício.
Assim, com a aprovação da PEC 555/2006 será corrigida a enorme injustiça que ao longo dos anos os governos vêm fazendo com os aposentados e pensionistas do Brasil.
Da maneira que está o texto, se a PEC for aprovada e sancionada haverá a redução na alíquota de contribuição em 20% a cada ano, até a integral extinção em cinco anos, atenuando, com isso, os efeitos prejudiciais aos beneficiários de aposentadoria e pensões (servidores públicos).
Diante do exposto, mais de quatrocentos deputados federais já se comprometeram a votar favoravelmente o projeto, graças à pressão e mobilização de entidades sindicais de todo o Brasil (dentre as quais está a Fenajud e seus sindicatos filiados a exemplo do Sindjus-RS ).
A matéria está apta para ser discutida e votada na Câmara dos Deputados, aguardando apenas a sua inclusão na respectiva Ordem do Dia para a devida apreciação.
A Pec 555/06 é de autoria do ex-deputado Carlos Mota (PSB/MG). Ela foi apresentada no dia 22 de junho de 2006 com o objetivo de revogar o art. 4º da E.C. 41/2003 (fim da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados e pensionistas).
Clique abaixo e envie sua mensagem aos parlamentares para o voto favorável na PEC 555/2006:
www2.anfip.org.br/FaleCongresso/
Comentários (1)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
tania daibert puleo
Peco em nome de todo cidadao de bem e cumpridor de suas obrigacoes, seja respeitado seus direitos e merecedores, de respeito, nao podemos continuar a merce de mais uma lei que nos tira, ate depois de ter contribuido por uma vida, nosso tao sagrado direito a uma velhice mais digna e honrada,valores que continuam a ser cobrado injustamente. Conto com a participacao de todos voces, pois afinal somos todos iguais perante a lei dos homens e de Deus, e conforme os ensinamentos de cristo: todo o bem que se pratica ao seu semelhante e retornado um dia. Conto com voces.
30/06/2014 | 12:29 AM