Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
PREJUÍZO: CNJ autoriza Justiça de Mato Grosso do Sul a fechar comarcas
G1/MS
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu procedimento aberto pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) contra a desinstalação das comarcas de Angélica e Dois Irmãos do Buriti, a 323 e 84 quilômetros de Campo Grande, respectivamente. A decisão foi tomada nesta terça-feira (11).
Por meio da assessoria de imprensa, o presidente da OAB-MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, disse que estuda as medidas cabíveis em relação à determinação.
Discussão
No dia 10 de julho de 2013, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul decidiu extinguir as duas comarcas alegando que elas têm quantias inexpressivas de serviços e o custo de manutenção anual delas é maior que a receita gerada.
O órgão também defendeu que Angélica e Dois Irmãos ficavam próximas a comarcas mais movimentadas. Outro ponto analisado pelo Judiciário estadual foi que havia cidades que precisavam de novas varas e por conta disso não havia necessidade de manter aquelas que não estavam rendendo.
Foi então que a OAB-MS entrou com pedido no CNJ tentando barrar o fechamento junto com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). No dia 6 de agosto de 2013, o Conselho tomou decisão em caráter liminar que suspendia a extinção até que o caso tivesse sido analisado definitivamente, o que ocorreu nesta terça-feira.
O TJ-MS Joenildo de Sousa Chaves diz que com a decisão, o tribunal dará continuidade aos estudos que estavam sendo feitos para instalar varas em locais em que haja mais prioridade.
Comentários (1)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Carlos Cordeiro
A porteira está aberta. Onde passa boi, passa boiada?
12/02/2014 | 2:33 PM