Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Presidente do SINDIJUS-MS realiza palestra no V Congresso do SINTAJ
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) participou como palestrante do V Contaj (Congresso do SINTAJ), realizado nos dias 14,15 e16 de dezembro em Salvador (BH). O evento teve como tema a Democratização do Judiciário, com palestras que abordaram questões internas do Judiciário e ligadas a atual conjuntura política do país.
O vice-presidente do SINDIJUS-MS, Fabiano Reis, também participou do evento como coordenador de Assuntos Parlamentares da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD).
A explanação de abertura aconteceu na sexta a noite e foi proferida pelo professor, jurista e filósofo Alysson Mascaro. Com o tema “Judiciário e Sociedade: Crise do Capitalismo e da Política”, Mascaro afirmou que o capitalismo vive uma crise e que dela resulta a crise política que vive o Brasil.
No sábado pela manhã foi aprovado o Regimento do Contaj e logo após foi apresentada a mesa “Democratização do Judiciário” da qual participaram o coordenador da Fenajud Ednaldo Martins, o advogado Miguel Ângelo, a promotora aposentada Marília Lomanto e a juíza aposentada Isabel Maria.
A segunda mesa do dia teve como tema a “Judicialização da Atividade Sindical”. Os participantes foram os advogados Ludimar Rafanhim e Cleriston Bulhões. Ambos se mostraram contra a judicialização excessiva por parte dos sindicatos e defenderam que recorrer à Justiça deve ser a última opção. “O papel principal do sindicato não é judicializar. Senão não precisaria ser sindicato. “O jurídico é uma ferramenta da entidade. A principal atividade do sindicato é a mobilização”, decretou Rafanhim. Os participantes ainda afirmaram que o movimento sindical precisa repensar a sua forma de atuação.
A última mesa do sábado e também do Contaj abordou o tema Unificação das Carreiras. O advogado Arão Gabriel, o diretor intersindical do Sindjustiça – RN Isaac Paiva e o presidente do SINDIJUS-MS Leonardo Barros discutiram a questão. O primeiro abordou o assunto do ponto de vista jurídico e os dois últimos contaram as experiências da unificação das carreiras nos estados do Rio Grande do Norte e do Mato Grosso do Sul, respectivamente.
No domingo pela manhã os trabalhadores aprovaram as diretrizes gerais para o trabalho da coordenação que assumirá o SINTAJ a partir de 2019. Foi decidido que a coordenadoria executiva deve trabalhar em prol da unificação sindical e das carreiras, da democratização do Judiciário, da valorização dos servidores e do sindicato, lutar em favor do linear e promover uma reforma estatutária.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.