Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
Reunião entre SINDIJUS-MS e Tribunal de Justiça – 23 de março de 2017
A direção geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS), representada na ocasião pelo seu presidente Fabiano Reis de Oliveira, participou nesta quinta-feira (23) de reunião com o presidente do Tribunal de Justiça (TJMS), desembargador Divoncir Schreiner Maran, acerca da contraproposta apresentada pela categoria.
Do Sindicato participaram o presidente Fabiano Reis, vice Leonardo Lacerda, diretor-tesoureiro Edison Lange Junior. Da administração do TJMS, além do presidente, compareceram o diretor-geral da Secretaria do TJMS, Marcelo Vendas Righetti, e o diretor da Secretaria de Finanças, Julio Dias de Almeida.
Pela Administração foi apresentado que os gastos com pessoal, considerando-se o imposto de renda retido na fonte, estão no limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal n.º 101/2000), e que a norma estadual que prevê o reajuste anual dos servidores do Judiciário o condiciona expressamente à LRF (art. 37-A, da Lei Estadual n.º 3.687/2009), ao dizer que o reajuste será estabelecido “observado o limite prudencial estabelecido no parágrafo único do art. 22 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000”
Quanto ao reajuste do auxílio alimentação, o TJ/MS informou que está promovendo cortes nos gastos relativos ao custeio a fim de viabilizar reajustes baseados no que for economizado, porque atualmente todo o orçamento está comprometido. Frisando que efetuou no início do ano o pagamento da assistência médico-social retroativa aos servidores aposentados, bem como o URV dos ex-servidores.
O setor técnico do TJ/MS informou que fez diversas simulações de impactos orçamentários da contraproposta, inclusive de forma parcial/isolada de alguns itens, todavia os resultados gerados eram inviáveis diante da LRF e capacidade financeira atual.
O Presidente do TJMS solicitou que se aguardasse o início do segundo semestre de 2017 quando as medidas de economia recém-iniciadas surtirão efeitos, pedindo a confiança de todos para que aguardem durante esse período, garantindo que vai oferecer melhorias assim que estas forem possíveis.
Nesse sentido, a assessoria técnica do Tribunal confirmou serem os meses de início do 2º semestre os mais propícios para reajustes por ser possível analisar o crescimento vegetativo da folha com o impacto do eventual reajuste de março/2017, o aumento de verba resultante da economia de custeio, e principalmente, após o pagamento do décimo terceiro (1ª parcela), que mesmo com todo o planejamento e previsão tem um impacto considerável que demanda cautela.
Assim, ficou esclarecido que a proposta do TJMS ainda não foi colocada em votação no Tribunal Pleno, por estar aguardando eventual aceite dos servidores, e que diante de todo o procedimento interno para sua aprovação envolvendo convocação do Tribunal Pleno, bem como a tramitação perante o Poder Legislativo e sanção do Executivo, deve ser apreciada pela categoria o mais urgente possível.
Isso porque, o abono extingue-se em 31/03/2017, e caso não seja incorporado ou prorrogado até o fechamento da próxima folha, pode ocorrer decréscimo remuneratório diante da descontinuidade da referida.
O SINDIJUS-MS manifestou que a maioria desses pontos já foram expostos à categoria, inclusive de forma escrita, e que resultou na decisão e contraproposta apresentada. Também solicitou a apresentação de números concretos e explicações a serem repassados aos servidores, embora já seja possível observar a questão da LRF por meio do Diário da Justiça.
Diante de tudo, o SINDIJUS-MS designará reunião do Conselho Geral Extraordinária para ESTE SÁBADO, para uma resposta definitiva dos servidores quanto a proposta do TJMS para este momento.
Solicitamos atenção total de todos os servidores, filiados ou não, e delegados, para participação das assembleias extraordinárias e reunião do conselho geral, e informações que serão repassadas constantemente nos meios de comunicação (e-mails, redes sociais, ligações telefônicas etc.) diante da proximidade das datas das reuniões e principalmente pela possibilidade de decréscimo remuneratório decorrente das decisões a serem tomadas, devendo o assunto ser tratado com a devida seriedade e mais ampla participação possível.
Comentários (2)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
ROSANA DUARTE SILVA YULE MARQUES
Gostaisao gostaria de saber qual a proposta do TJMS? Voces falam que que eles nao tem previsao de aumento por causa do limite da Lei de responsabilidade fisca. E qual a proposta do TJMS então? Por favor disponibilizem no site.
24/03/2017 | 7:19 PMDomy
Alguma novidade? Claro que não! Já era de se esperar!Estava escrito nas estrelas. O velho e desgastado chavão: Lei de Responsabilidade Fiscal,Duodécimo insuficiente para bancar a reposição salarial e outros velhos "blás, blás, blás", tão conhecidos da categoria. O discurso de posse de Vossa Excelência, na parte que fala "vou cuidar das pessoas", terá que ser refeito.
24/03/2017 | 8:03 AM