Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
SINDIJUS-MS acompanha inauguração de usina fotovoltaica para abastecimento das unidades da CASSEMS
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) e conselheiro Fiscal da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Fabiano Reis, acompanhou na manhã desta terça-feira (1º) a inauguração da usina fotovoltaica da Cassems para produção de energia elétrica renovável. Após meses de construção, as unidades da rede própria, exceto a de Três Lagoas, receberão esse novo investimento do plano de saúde, que gerará economia de mais de 200 milhões, em 20 anos. Ao final desse período, a economia prevista é de 227 milhões de reais.
De acordo com o Sistema S de empresas, a usina fotovoltaica da Cassems é a maior de todo o Centro-Oeste. Para a sua construção, não houve desmatamento de mata nativa e, ainda, as árvores frutíferas foram preservadas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o investimento da Caixa dos Servidores ainda gerou renda e emprego para 40 famílias.
Fabiano Reis evidenciou a importância da usina. “É uma obra muito importante, primeiro pela sustentabilidade, segundo pela questão da economia, que vai gerar ao longo dos anos uma economia gigantesca, impactando dentro do plano de saúde. Temos orgulho de fazer parte de projetos como esse, para deixar um grande legado para a sociedade e aos servidores públicos. Dessa forma, estamos avançando cada dia mais e o que nós pudermos fazer para melhorar o atendimento aos beneficiários, com certeza será feito”, pontuou.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que, em ano de pandemia, uma administração cuidadosa é fundamental para a boa gestão da operadora.
"A construção da usina fotovoltaica faz parte de um pacote de medidas administrativas adotadas pela Cassems com o objetivo de reduzir gastos e melhorar o fluxo de atendimento. Confirmando a vocação de uma empresa inovadora, buscamos o que há de mais moderno e sustentável em energia. Nós crescemos e queremos crescer muito mais, mas, sempre, prezando pelo equilíbrio e pela sustentabilidade ambiental e financeira".
A estrutura da usina fotovoltaica da Caixa dos Servidores conta com 6 hectares de placas, 2 hectares com almoxarifado e alojamento para as equipes de trabalho, além de uma reserva com 7 hectares de eucalipto. São 16.290 módulos solares para fornecer energia. Rojes Pereima, diretor geral da Fontesul, empresa responsável pela construção da usina fotovoltaica, salienta os benefícios da utilização de energia solar, no que tange ao meio-ambiente.
"A produção de energia solar não gera resíduos para a atmosfera e também não oferece impacto negativo para os lençóis freáticos. A sua base é bem simples, que é a cravação direto ao solo com base concretada. Chegando ao final da vida útil das placas solares, a reciclagem é feita de maneira simples, sem agredir o meio ambiente".
Investimento - Para a construção da obra, a Caixa dos Servidores financiou 19 milhões de reais via Fundo Constitucional de Financiamento do Centroeste, sendo 70% do valor da construção e desemboçou os outros 30%, em 8 milhões de reais. Com o investimento, os custos da obra serão pagos em seis anos.
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.