Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
SINDIJUS-MS contrata nova assessoria jurídica
Atendendo a inúmeros pedidos da categoria, no sentido de mudanças da assessoria jurídica do Sindijus/MS, a direção geral decidiu contratar nova assessoria jurídica para prestar serviços jurídicos aos filiados.
Sabe-se que além do campo político, a atuação na esfera jurídica é extremamente importante para o êxito na busca por direitos aos servidores, quando um caminho falha, o outro o pode ser a solução.
Por exemplo, se algum direito não é contemplado por meio de ação judicial, este pode ser conquistado pela via política, por meio de acordo com o TJ. Por outro lado, se um direito é negado pelo TJ via acordo político, este pode ser conquistado por meio de ação judicial. Ademais, o ideal é que ambas as formas de luta sejam utilizadas em conjunto: o jurídico servindo de base para o político, e vice-versa.
Após o contato direto com vários filiados, chegou-se a conclusão que para dar continuidade aos trabalhos desempenhados pelo Sindijus, como futuras providências na esfera administrativa (incluindo o CNJ) e demandas que há anos aguardam atuação concreta do Sindicato, foi necessário contratar nova assessoria jurídica.
Como exemplo citamos questões ligadas a desvio de função, preservação de direito de distribuidores, problemas com diligências de oficias de justiça, melhorias para Técnicos de Nível superior, dentre várias outras. Além de auxiliar em ações/procedimentos já em curso, que tramitaram sem a participação direta do Sindijus como: execução da ação de equiparação de escrivães e chefes de cartório, efetivação aposentadoria especial dos oficiais de justiça, aplicação de biênios/antiguidade a ex-operadores transformados em analistas, etc.
Frisando a importância do suporte Jurídico nas lutas dos filiados, defendendo os servidores de retaliações ilegais, fundamentando pedidos, ajudando na organização de greves e manifestações sob o aspecto da Lei. Sendo, portanto, questão estratégica fundamental tanto na defesa dos servidores no movimento sindical da via política, como na busca por direitos pela via judicial e administrativa, dando aos filiados a sensação de proteção e segurança necessárias para eventuais enfretamentos.
Outrossim, tal providencia é a concretização de promessa de campanha, cujo folheto de propostas continha no item 12 a seguinte proposição:
“12) Fixar novas diretrizes para a assessoria jurídica objetivando mantê-la atuante e produtiva, de modo que elabore ações judiciais tão logo se esgotem as possibilidade de acordo com a administração do Tribunal,emita pareceres jurídicos acerca dos temas de interesse do Sindicato, além de ajuizar todas as ações judiciais pendentes.”
SOBRE O NOVO JURÍDICO
Assim, para atender ao dinamismo desta gestão da direção geral, bem como a exigência dos filiados por maior atuação e fortalecimento no campo jurídico, optamos por contratar o Escritório Capatti & Rezende Advogados Associados, que atua com mais ênfase no direito público, especialmente no assessoramento de Câmaras Municipais, Prefeitura, Vereadores, Deputados Estaduais e Federais, Prefeitos, Comissões Parlamentares de Inquéritos entre outras.
Possuem grande experiência na análise, reforma e criação de Legislação, inclusive Planos de Cargos e Carreiras, Regimentos Internos e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), contando inclusive com um advogado associado residente em Dourados/MS (Dr. Noemir Felipetto), o que facilitará o trabalho em toda a região.
Foram analisados vários escritórios avaliando-se diversos aspectos como número de advogados, experiência, disposição para o eventual enfretamento jurídico do TJ/MS, disponibilidade para viagens ao interior, rapidez na elaboração de peças jurídicas e atendimento de casos urgentes, além de qualidade de atendimento aos filiados, harmonia com as diretrizes do Sindijus, e confiabilidade por parte da direção geral.
Além da mera reposição da inflação, não haverá acréscimo no valor que já era investido pelo Sindijus na assessoria jurídica anterior, ou seja, as despesas com honorários advocatícios permanecerão no mesmo patamar.
O quadro profissional do novo jurídico é composto pelos sócios fundadores e os associados. Todos os profissionais contam com especializações, capacidade e experiência no exercício da advocacia:
Aldair Capatti de Aquino, sócio fundador, formado pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro em 1975, trabalhou com renomados juristas dentre eles: Unias Silva, Edson Prato, Ronaldo Cunha Campos e Humberto Theodoro Junior. No ano de 1984 formou-se pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).
Ocupou os seguintes cargos públicos: Diretor geral Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALMS); Conselheiro Auditor da ALMS; Diretoria de Segurança ALMS; Diretoria Geral Administrativa da ALMS; e Diretor Presidente do DETRAN/MS.
Títulos Honoríficos: Cidadão Sul-mato-grossense e Medalha de Mérito Advocatício pela Câmara Municipal de Campo Grande (MS).
Fausto Luiz Rezende de Aquino, sócio fundador, formado pela Faculdade de Direito da UCDB em 2002, especialista em Direito Processual Civil pela LFG e Empresarial pela Praetorium.
Ocupou os seguintes cargos públicos: Assessor Jurídico da Comissão de Constituição Justiça e Redação da ALMS.
Mario Cardoso Junior, associado, formado pela Faculdade de Direito da UNIDERP em 2007, especialista em Direito Criminal pela UCDB, Direito Material e Processual do Trabalho pela EMATRA da 24ª Região, Especializado em Direito Constitucional pelo Complexo Damásio e Especializando em Educação em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da UFMS.
Ocupou os seguintes cargos públicos: Assessor Jurídico da Comissão de Meio Ambiente da ALMS.
Roberto Carlos da Silva, associado, formado pela Faculdade de Direito da UCDB em 2010, especialista em Gestão Pública pela UFMS.
Noemir Felipetto, associado, formado pela Faculdade de Direito da UNIGRAN, especialista em Direito Eleitoral pela LFG.
Lia Rezende Assunção, associada, formado pela Faculdade de Direito da UNIC, especialista em Direito Público e Empresarial.
JURÍDICO ANTERIOR
As ações já ajuizadas passarão a ser movimentadas pelo novo jurídico, resguardados os direitos a honorários de sucumbência nos termos da Lei, já tendo iniciado o processo de transição que contará com o relatório de total ações existentes em nome do Sindijus, filiados e servidores, e formalização da mudança de patrocínio (substabelecimento).
Pedimos paciência aos filiados por eventuais contratempos inerentes aos primeiros dias de transição, confiantes de que num brevíssimo espaço de tempo melhorias serão notadas.
Sem dúvidas o Sindijus esteve muito bem representado e a atual mudança advém do anseio da base sem significar, jamais, algum desabono na brilhante atuação no patrocínio jurídico desta entidade.
Agradecemos em nome de todos os trabalhadores do Poder Judiciário aos relevantes serviços prestados a este Sindicato, não cabendo tecer detalhes de fatos que levaram a descontinuidade dos serviços, mas apenas elogiar os serviços prestados até então.
A atuação do escritório e seus componentes serão sempre lembrados pelo Sindijus, por fazerem parte da história e crescimento deste Sindicato, sendo testemunhas e partícipes da construção e fortalecimento desta instituição.
Embora tenha se extinguido uma relação de trabalho, temos a plena certeza de que se perpetuará a relação pessoal e admiração que muitos servidores e líderes sindicais nutrem pelo corpo jurídico anterior, laços que independem e superam as relações profissionais.
>> Os próximos passos do jurídico sob a orientação da direção geral do Sindijus serão divulgados na semana que vem.
Comentários (12)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Leonardo Lacerda
Alencar, a resposta para praticamente todos os seus questionamentos está na notícia comentada. Quanto a escolha, ela ocorreu por votação entre membros da diretoria geral. De fato, assim como você, a imensa maioria dos servidores tem encarado essa mudança como uma boa notícia, agora é trabalhar. A categoria conta com a sua ajuda. Att.
25/06/2015 | 10:07 AMALENCAR
A notícia é boa, mas cabe questionar; 1- qual foi o critério de escolha? 2- por que não foi feito uma pesquisa junto a mais escritórios e apresentado propostas de contrato? e consequentemente colocado em votação. Se foi feito isso, quando ? Att.
24/06/2015 | 3:36 PMJacqueline Dourado
Parabéns pela atitude da nova diretoria. Novos tempos, novos rumos.
13/06/2015 | 10:17 PMMarileiza Vivan
Parabéns pela iniciativa. Espero que não se esqueçam da ação dos escrivães substitutos
12/06/2015 | 12:14 AMAna
Parabéns ao sindicato, foi uma atitude necessária e corajosa! Que a nova assessoria jurídica venha para somar na luta por nossos direitos!
08/06/2015 | 6:54 PMMarlene
Parabéns Sindijus, nova Direção atuante e nova Assessoria Jurídica, agora tem tudo para dar certo, principalmente as reivindicações que não foram atendidas até agora e nunca esqueçam dos aposentados.
08/06/2015 | 4:54 PMElias Canhete
Que ótima notícia, estávamos precisando mesmo! Isso mostra a nova fase e nova cara do sindicato! Espero que agora posso ter a chance de ter uma ação ajuizada contra o TJ para devolver meus biênios perdidos! Sou ex operador e perdi 3 biênios com a transformação! Vários colegas entraram com advogado particular mas eu pagando mensalidade, tendo jurídico não acho justo entrar com advogado e sim pelo sindicato! Espero que agora isso e outras coisas mudem!!!
05/06/2015 | 11:19 AMEVILLYN BARRUECO
Que boa notícia! Essa nova administração do Sindijus veio para renovar, como tem feito em diversas ações. Era necessário renovar também o setor jurídico. Vocês atenderam aos apelos dos diversos servidores (da capital e do interior) que compareceram nas últimas assembleias.
05/06/2015 | 11:18 AMMaria Papi
A mudança do jurídico me parecia um dos principais passos que o Sindujus precisava dar para mostrar-se forte perante a categoria. Como eu já tive a oportunidade de manifestar na última assembleia: o sindicato NECESSITA ter um jurídico atuante, principalmente em momentos delicados como os que passamos, dando-lhe suporte com medidas efetivas contra as arbitrariedades que muitos de nós testemunhamos, indignados e impotentes, nos últimos dias! Parabéns Sindijus, por ouvir o nosso clamor!
05/06/2015 | 11:07 AMSilvana Martins
Ótima atitude do sindicato em mudar a nossa assessoria jurídica. Me desculpem, mas o Dr. Jorge estava muito inerte, vendo as coisas acontecerem e não fazendo nada. Precisamos de um escritório atuante e disposto a nos defender em todas as circunstâncias. Afinal somos nós que pagamos os honorários deles. Essa administração do sindicato está de parabéns e que continue assim. #juntossomosmaisfortes
05/06/2015 | 10:59 AMAline
ALELUIA!!! Agora sai nossa ação p equiparação analista judiciário/ técnico de nivel superior! Alguns analistas ate ajuizaram ação particular diante da inercia do antigo jurídico!
05/06/2015 | 10:50 AMEuler de Souza Rolon
UFA... Até que enfim... Parabéns pela Atitude e acima de tudo, fiscalizem!!
05/06/2015 | 7:02 AM