Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
SINDIJUS-MS participa de assembleia para discutir aumento de contribuição do Governo para Cassems
Servidores estaduais se reuniram em assembleia na tarde desta terça-feira (26), entre eles o diretor de Divulgação e Imprensa do SINDIJUS-MS, Fabiano Reis, para discutir meios de buscar alternativas de financiamento para Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul (Cassems). A expectativa dos servidores é de que a participação do governo no plano de saúde seja pelo menos a paridade. Hoje, o governo contribui com 3,5% contra 5,25% dos servidores públicos, totalizando 8,75% pagos à Caixa de Assistência.
Para o ano de 2014, a previsão é de que a contribuição aumente para 12%. O objetivo do Fórum Sindical dos Servidores Públicos, composto pelos sindicatos representativos das categorias, é de que governo e servidores arquem com a mesma porcentagem no próximo ano, 6% para cada um.
O presidente da Cassems, Alexandre Ayache abriu a assembleia demonstrando o panorama atual e de crescimento da Caixa, desde que foi criada há 12 anos, após a extinção do Previsul. Segundo ele, o aumento da contribuição é discutido 2011. Ainda conforme Ayache, a necessidade de aumento da contribuição está relacionada à elevação dos custos de saúde do atual modelo de saúde implantado no Brasil.
De acordo com o coordenador do Fórum Sindical dos Servidores Públicos e representante do Sindicato dos Policiais Civis de MS (Sinpol/MS), Alexandre Barbosa, a assembleia tem objetivo de passar as informações sobre a discussão aos servidores. Com relação ao percentual de 12%, ele comenta que serviria para “dar fôlego” à Cassems.
Sobre a importância do Fórum, Barbosa diz que irá unir todas as demandas da categoria. “O Fórum irá reunir todas as pautas em comum, sendo que o aumento da contribuição da Cassems é um deles”, relata. Ainda segundo ele, o argumento que será usado é de que esse aumento servirá para custear as despesas com relação a doenças relacionadas ao trabalho.
Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), será realizada uma reunião no próximo dia 28, uma reunião com o governador André Puccinelli sobre a possibilidade do governo aumentar o percentual . “A expectativa é positiva”, afirmou Botarelli. Ainda conforme o presidente, o aumento da contribuição por parte do governo é um compromisso antigo, que vem desde as negociações da dívida da Petrobras. “Vamos discutir a qualidade, se manter a mesma coisa, será necessário reduzir o número de procedimentos”, explicou.
Comentários (1)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Carlos Cordeiro
Como andam as "negociações" e da foprma como tem sido apresentado o posicionamento das lideranças sindicais, chego a perceber que não são questionados os 12%, mas sim como "amansar" a categoria para aceitar a situação.
28/11/2013 | 2:59 PM