Sindicato dos Trabalhadores
do Poder Judiciário de
Mato Grosso do Sul
Campo Grande/MS //null
Notícias Voltar
SINDIJUS-MS participa de manifesto conjunto pedindo Audiência Pública sobre Reforma da Previdência
Na manhã desta terça-feira (22), foi realizada manifestação conjunta organizada pelo Fórum dos Servidores Públicos de MS, em frente à Assembleia Legislativa, com maciça participação do SINDIJUS-MS e servidores do Judiciário. O movimento contou com servidores e representantes de várias categorias do Estado como servidores da educação, saúde, Detran, Ministério Público, Tribunal de Contas, dentre outros. E marcou a entrega um ofício ao presidente da AL reiterando o pedido de realização de uma audiência pública com o objetivo de debater o assunto e analisar os efeitos concretos da Reforma Previdenciária Estadual ocorrida em maio de 2020 a fim de demonstrar a necessidade de modificações para diminuir o prejuízo causado aos servidores, visto que não foi oportunizado o devido debate sobre o tema na época, diante da polêmica tramitação relâmpago, com votação virtual, realizada no auge inicial da pandemia.
Na fala inicial da manifestação Leonardo Lacerda relembrou todos os fatos ocorridos traçando os objetivos da manifestação pela audiência pública da reforma da previdência, ressaltando o fato de que existem Estados que após efetivarem a Reforma Previdenciária reanalisaram o seu impacto e voltaram atrás minimizando as cobranças impostas aos servidores, como o Mato Grosso e Alagoas, sendo que uma audiência pública sobre o tema seria a ocasião perfeita para trazer informações e buscar uma mudança semelhante no nosso Estado.
Também se mencionou o exemplo de Santa Catarina onde o projeto de reforma da previdência sofreu alterações retirando a cobrança de aposentados por invalidez ou doença grave após a realização de audiência pública no Legislativo Estadual.
Em sua fala, Fabiano Reis expôs que nenhum dos 24 deputados respondeu aos ofícios do SINDIJUS-MS e da CTB/MS encaminhados individualmente a cada parlamentar. Cobrando com firmeza uma atuação efetiva dos representantes do Legislativo, frisando que os servidores não esquecerão os nomes dos deputados que foram coniventes com esse duro ataque aos seus direitos. Narrando a triste situação dos aposentados que clamam por soluções concretas para seus problemas, agravados com a majoração da cobrança previdenciária no auge da pandemia.
Compareceram na manifestação os Deputados Pedro Kemp, Amarildo Cruz e Professor Rinaldo, este último vaiado ao final de sua fala por ter votado favoravelmente à reforma da previdência objeto dos fortes questionamentos. Durante o movimento foi informado por alguns deputados presentes que, por conta da COVID-19, as audiências públicas estão temporariamente suspensas na casa de Leis e que “tentariam” reverter a decisão da instituição, também propondo algo de menor impacto como uma audiência pública “virtual”, o que se daria sem o comparecimento presencial dos servidores duramente afetados, que não ficariam frente a frente com os parlamentares.
Para mais informações sobre o objetivo do movimento CLIQUE AQUI ou acesse: http://www.sindijusms.org.br/noticias/geral/1/reforma-da-previdencia-estadual-sindijus-ms-exige-audiencia-publica/2183/
Comentários (0)
Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados.
Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
» Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
» Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
» Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
» Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
» Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
» Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
» Que tenham característica de prática de spam.
O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.